NAB apoia Lei de Sustentabilidade do Jornalismo Local nos Estados Unidos

Legislação no Senado norte-americano poderia conceder uma série de créditos fiscais destinados a ajudar o jornalismo local em época de proliferação de fake news

Gordon Smith, presidente e CEO da National Association of Broadcasters (NAB)

A National Association of Broadcasters (NAB) manifestou seu apoio à versão do Senado da Lei de Sustentabilidade do Jornalismo Local, juntando-se a um grande número de outras organizações a favor do projeto que poderia ajudar a sustentar o jornalismo local nos Estados Unidos.

O presidente e CEO da NAB, Gordon Smith, afirmou em comunicado que “a NAB aplaude a introdução da Lei de Sustentabilidade do Jornalismo Local, que apoiaria e permitiria a contratação de jornalistas locais adicionais para as redações. Em um momento em que a informação incorreta e a desinformação infestam as plataformas online, as transmissões de rádio e televisão continuam a servir como faróis confiáveis ​​de notícias que mantêm as comunidades locais informadas e conectadas. Agradecemos a liderança de Senadores Cantwell, Wyden e Kelly em garantir um futuro vibrante para o jornalismo local e pedimos a aprovação desta legislação pelo Congresso”.

Segundo informações, as versões do projeto de lei no Senado e na Câmara tentariam fortalecer a base financeira do jornalismo local, que tem estado sob forte pressão na última década, fornecendo uma série de créditos fiscais destinados a ajudar jornais locais, operações de notícias digitais locais e TV local e estações de rádio

Em comunicado do Senado dos Estados Unidos a senadora Maria Cantwell (D-WA) afirma que a legislação tentara  reviver e sustentar notícias locais confiáveis. “As notícias locais tratam de responsabilizar os poderosos”, e a pandemia e a crise econômica abalam as redações no momento em que os norte-americanos mais precisam delas.”A pandemia de Covid-19 deixou claro que os repórteres e redações locais são essenciais para manter o público informado e seguro, mas sua importância vai muito além das emergências de saúde”.

Leia o comunicado da NAB

Por Fernando Moura, em São Paulo