MPEG conclui teste de verificação do VVC Ultra HD

Conteúdo TV Technology

Como parte de sua 132ª reunião, a MPEG anunciou que concluiu o teste de verificação do novo padrão Versatile Video Coding (VVC) para conteúdo de definição ultra-alta (UHD) com faixa dinâmica padrão.

De acordo com a organização, “o VVC oferece um ganho convincente sobre seu antecessor, o padrão de codificação de vídeo de alta eficiência (HEVC) produzido em 2013”.

O teste descobriu que o VVC economizou aproximadamente 45% na taxa de bits em comparação com o HEVC para qualidade de vídeo subjetiva comparável.

A MPEG observou que o próprio HEVC tem capacidade de compressão muito melhor do que o padrão AVC usado na maioria dos aplicativos de vídeo modernos.

O VVC foi produzido em conjunto pela MPEG como ISO / IEC 23090-3, junto com o ITU-T, que aprovou o VVC como H.266.

A MPEG acrescentou que o trabalho de padronização para os testes de conformidade e software de referência para o padrão VVC atingiu seu primeiro marco importante – progredindo para a votação do Committee Draft no processo de aprovação ISO / IEC.

“O padrão de teste de conformidade ISO / IEC 23090-15 garantirá a interoperabilidade entre as diversas aplicações que usam o padrão VVC, e o padrão de software de referência ISO / IEC 23090-16 fornecerá uma ilustração das capacidades do VVC e um exemplo valioso mostrando como o padrão pode ser implementado”, disse MPEG. “O software de referência facilitará ainda mais a adoção do padrão ao estar disponível para uso como base de implementações de produtos.”