GT de TV 3.0 realizará webinar especial sobre HDR em 3 de julho

O Grupo de Trabalho de TV 3.0 da SET  realizará webinar especial com o tema HDR: conceito e desafios na sua implantação. O encontro acontecerá no dia 3 de julho, às 14h (horário de Brasília), ao vivo. As inscrições são gratuitas.

A coordenação e moderação serão de Sérgio Santoro, engenheiro de projetos da RecordTV e coordenador do GT de TV 3.0. Ele receberá Luiz Fausto, coordenador do Módulo Técnico do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (Fórum SBTVD) e especialista em Tecnologia e Regulatório da Globo.

A SET conversou com os dois executivos para saber mais sobre a importância do HDR no mercado de mídia e entretenimento neste momento. “Todos os profissionais do setor audiovisual, independente da plataforma em que atuam, vão se beneficiar do conteúdo”, avisou Santoro.

Leia seguir a entrevista na íntegra:

SET – Qual o objetivo do webinar?

Sérgio Santoro – Nosso objetivo é divulgar a tecnologia High Dynamic Range (HDR), através da sua conceituação e de sua implementação. Para isso convidamos o Luiz Fausto, da Globo, também membro da SET, que coordenou a atualização do atual sistema de TV Digital do Fórum SBTVD.

Luiz Fausto – Vamos apresentar uma conceituação da tecnologia HDR e compartilhar informações atualizadas sobre os novos formatos HDR retrocompatíveis que podem ser transmitidos a partir da publicação da revisão das normas ABNT de TV Digital em maio de 2020.

SET – A quem se destina este conteúdo?

SS – Todos os profissionais de tecnologia do setor audiovisual, independentemente da plataforma de utilização para a sua distribuição.

LF – Profissionais envolvidos em projeto, operação ou suporte de sistemas de vídeo para TV ou correlatos (produtoras, agências, etc.), e pessoas que tenham interesse na tecnologia de vídeo HDR.

SET – Por que assistir a este webinar?

SS – Alinhado aos objetivos da SET de promover a difusão do conhecimento relacionado à tecnologia do audiovisual, a motivação é ter um melhor entendimento deste recurso, de suas vantagens, formas de aplicação e eventual impacto nos negócios da empresa onde as pessoas atuam, contribuindo para o aprimoramento dos profissionais do setor.

LF – O webinar será uma grande oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o uso da tecnologia HDR na TV Digital.

SET – Como o HDR está impactando o mercado de mídia e entretenimento no momento?

LF – O HDR aumenta significativamente a faixa dinâmica, gerando imagens com melhor contraste, tanto nas partes muito claras e brilhantes quanto nas partes mais escuras. Isso também amplia o volume de cores disponível. Com isso, aumenta o realismo, a percepção de profundidade e a sensação de imersão do vídeo. Diferente do aumento de resolução, essa melhoria independe do tamanho da tela e da distância de visualização (não se trata de mais pixels, mas de pixels “melhores”). Esse novo recurso representa o principal ganho de qualidade na nova geração de televisores e até então podia ser explorado apenas na distribuição de vídeo pela internet.

SET – Qual a importância da SET oferecer espaço para discussões e compartilhamento de conhecimento em meio ao isolamento social?

SS – Certamente, é extremamente relevante e imprescindível. A pandemia, com os seus impactos na saúde e economia, e o isolamento social resultante dela trazem também a oportunidade do enriquecimento profissional, através da iniciativa e contribuição muito bem sucedida da SET, que apesar da distância, mantém o setor integrado e atualizado com as últimas evoluções tecnológicas.

Serviço

Tema: HDR: conceito e desafios na sua implantação

Organização: GT de TV 3.0 da SET

Data e hora: 3 de julho, sexta-feira, às 14h (horário de Brasília)

Plataforma: Zoom

Inscrições gratuitas: https://set.org.br/webinar-inscricao-gt-3-0/

SET Webinars

O encontro do GT de TV 3.0 da SET  faz parte da série SET Webinars, eventos institucionais promovidos pelos Grupos de Trabalho da entidade.

Conheça os Grupos de Trabalho da SET: clique aqui.

Se você faz parte da cadeia produtiva do mercado de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento, associe-se à SET e faça parte de um de seus Grupos de Trabalho. Saiba como: clique aqui.

Associe-se e aproveite benefícios, convênios e conteúdo exclusivo, como os SET Webinars realizados em 2020: