Globo exibe tecnologia TV 3.0 durante Copa do Mundo do Catar 2022

Emissora transmite os jogos da Copa do Mundo usando tecnologias da TV 3.0 pela primeira vez, ao vivo, em caráter experimental.

A Globo está antecipando a evolução da Televisão Digital Terrestre (TVD) nas as  suas  transmissões  experimentais dos jogos da Copa do Mundo do Catar 2022, com transmissões, ao vivo, para parceiros, convidados e funcionários, nas instalações da Globo, no Rio de Janeiro, os jogos da Copa utilizando tecnologias presentes no padrão atual TV 2.5, que trazem novos atributos e melhorias na experiência de consumo, porém com uma distribuição compatível com receptores existentes, e de tecnologias selecionadas para a TV 3.0, a nova geração do sistema brasileiro TVD, projeto que é conduzido pelo Fórum SBTVD. Ambas as transmissões representam um avanço significativo de qualidade de imagem, informaram a reportagens os responsáveis das transmissões. Vale lembrar que o padrão de TV 3.0 pretende facilitar a distribuição de formatos atuais e futuros, como resolução 8K, High-Dynamic Range (HDR) e Next-Generation Audio (NGA), em transmissão over-the-air (OTA) e over-the-top (OTT).

Foto: Fernando Moura

“A Globo está empenhada na evolução da TV aberta no Brasil e está entusiasmada em trabalhar com todos seus parceiros tecnológicos para garantir o desenvolvimento do ecossistema tecnológico da TV 3.0. Esse projeto pioneiro é prova do futuro promissor da TV aberta no Brasil, considerando a combinação da distribuição pelo ar e pela internet, como também é um compromisso de todos seus parceiros, para ajudar a educar a comunidade tecnológica sobre o sistema TV 3.0 liderado pelo Fórum SBTVD. Além disso, oferecerá ao público presente, nas demonstrações da Copa do Mundo Catar 2022, a melhor qualidade possível com o sistema TV 3.0. Esse é um projeto inédito e somente possível graças aos esforços e às contribuições de parceiros como a Fraunhofer IIS e V-Nova”, diz Carlos Cosme, especialista em inovação na Globo.

A primeira demonstração exibe tecnologias já selecionadas para a nova geração do sistema TVD: H.266 Versatile Video Coding (MPEG-I, VVC), MPEG-H Audio, Low Complexity Enhancement Video Coding (MPEG-5, LCEVC) e Dynamic Adaptive Streaming sobre HTTP (DASH).

Segundo foi informado em comunicado, esta é a primeira vez no mundo que tais tecnologias são usadas numa produção fim-a-fim para oferecer vídeo 4K HDR com áudio imersivo 5.1.4H e personalizado. A demonstração reflete a velocidade de evolução dessas tecnologias e o estágio de maturidade das implementações tanto em hardware quanto em software.

No comunicado conjunto, as empresas afirmam que “a transmissão no sistema TV 3.0 só foi possível graças à estreita cooperação entre um grupo de empresas membros do Fórum SBTVD (Ateme, Fraunhofer IIS, Globo e V-Nova) com outras parceiras (MediaTek, Neumann/Sennheiser, Spin Digital e Telos Alliance)”. Além disso, inclui o primeiro protótipo de televisor com VVC, LCEVC, áudio MPEG-H e a interface que permite aos usuários interagirem e personalizarem o conteúdo enquanto consomem o som imersivo no ‘soundbar’ Sennheiser AMBEO Plus. O público convidado poderá sentir a experiência do Mundial como se estivesse no Catar. A sala inclui uma instalação 5.1+4H baseada nos sistemas de som fornecidos pela Neumann/Sennheiser. Inclui também um projetor 4K HDR fornecido pela Samsung.

Mickaël Raulet, CTO da Ateme, afirma que “o sistema TV 3.0 está definindo a convergência dos sistemas de transmissão ‘broadcast’ e ‘OTT’, aproveitando a flexibilidade do ambiente digital em casos como múltiplas telas ou personalização da publicidade. Somado a isso, a solução de ‘encoding’ da Ateme permite a transmissão de imagens com máxima fidelidade, de som personalizado e imersivo. O sistema permite às emissoras do Brasil melhorar o engajamento da audiência e obter novas fontes de receitas. Estamos muito entusiasmados em fazer parte dessa jornada no mercado brasileiro”.

Pela sua parte, Bernhard Grill, diretor da Fraunhofer IIS, comenta que “este é um projeto muito significativo para todos nós, uma vez que une líderes de diversas empresas tecnológicas. Após anos de cooperação com nossos parceiros da Globo, esse evento representa um marco e uma evolução para as transmissões da TV aberta no Brasil. Temos muito orgulho em participar dessa iniciativa e sabemos que ela acelerará a adoção de áudio MPEG-H em produtos de consumo pelo mundo fora. Aguardamos com expectativa esse evento mundial, quando será implementado o sistema de áudio MPEG-H, seja na TV 2.5, o atual sistema de Televisão Terrestre Digital, seja no futuro sistema TV 3.0, no qual o MPEG-H será o único sistema de som obrigatório”.

Alfred Chan, vice-presidente da MediaTek, comenta: “Para permitir a recepção do streaming DASH, a MediaTek forneceu o Pentonic 1000, seu SoC mais recente. Ele foi projetado para telas 4K a 120 Hz e suporta os padrões VVC (H.266) e áudio MPEG-H, além de interfaces HDMI. Desenvolvemos o MediaTek Pentonic 1000 especificamente para adotar as mais recentes tendências das smart TVs, incluindo transmissão 4K, com som imersivo e interativo. O Pentonic 1000 vai oferecer uma qualidade de imagem inigualável com o sistema brasileiro TV 3.0.”