É oficial! Disney compra Fox por US$ 52 bilhões

TecMundo

Confirmado! A Disney anunciou nesta semana a aquisição das operações de cinema e de televisão do 21st Century Fox por US$ 52,4 bilhões em ações. Com isso, franquias como “Os Simpsons”, “Uma Família da Pesada” e “Avatar” se juntam ao gigantesco portfólio da casa do Mickey. Vale lembrar também que, agora, os X-Men e Deadpool retornam à Marvel, podendo se tornar parte do Universo Marvel Cinematográfico.

Os canais de TV FX e National Geographic são outras marcas que passam a ser propriedade da Walt Disney Company e, além das operações de entretenimento de TV e cinema, a Disney adquire também os negócios de televisão a cabo da Fox — o serviço por assinatura Star, da Índia, e 39% das ações da Sky na Europa.  As divisões Fox Broadcasting (redes e estações), Fox News, Fox Business Network, Fox Sport 1, Fox Sport 2 e Big Ten Network ficaram fora do negócio permanecem sob o controle da Fox.

Como não houve dinheiro envolvido na transação, mas apenas uma troca de ações, os acionistas da Fox se tornarão acionistas da Disney. Falando em termos específicos, cada ação da Fox dará direito a 0,2745 ação da dona do Mickey, da Marvel e de Star Wars.

“A aquisição dessa coleção estelar de negócios da Fox reflete a demanda cada vez maior dos consumidores por experiências de entretenimento ricas em diversidade e mais atraentes, acessíveis e convenientes do que nunca”, afirmou o presidente da Walt Disney Company, Robert Iger, que adiou a sua aposentadoria e fica à frente da companhia até 2021.

“Estamos extremamente orgulhosos de tudo o que nós construímos na 21st Centuy Fox, e eu acredito firmemente que essa combinação com a Disney levará muito mais valor aos nossos acionistas, pois a Disney continua a definir o ritmo nessa indústria dinâmica e empolgante”, celebra Rupert Murdoch, presidente da 21st Century Fox.

Ao todo, o acordo leva para a Disney ainda algumas divisões regionais da rede Fox Sports, o Fox Networks Group International e ações da Fox nas empresas Hulu, Sky, Tata Sky e Endemol Shine Group.

Um reforço no portfólio da Disney

A Disney já tem um portfólio de respeito graças às propriedades intelectuais construídas ao longo de quase 100 anos de história e também às aquisições recentes, como as da Marvel e da Lucasfilm. Agora, todo o imenso catálogo da Fox, que conta com nomes de peso como “Avatar” e “Planeta dos Macacos”, passa a ser da companhia criada por Walt Disney.

Além disso, todas as séries da Fox também entram no negócio. Com isso, marcas pesadas, como “Os Simpsons”, “Futurama”, “How I Met Your Mother”, “Arquivo X”, “Modern Family” e “Homeland”, entre outras, se tornarão produtos Disney. Outra grande notícia vem para os fãs da Marvel: o Universo Marvel Cinematográfico finalmente pode ganhar o reforço dos X-Men, do Quarteto Fantástico e de Deadpool.

 

 

Post Tags: