Conheça os Grupos de Trabalho da SET e saiba como participar

Os Grupos de Trabalho da SET têm como principal finalidade o desenvolvimento de conhecimentos, informações e boas práticas sobre os mais relevantes assuntos para a radiodifusão e do setor de tecnologia e negócios de mídia e entretenimento.

Cada GT, por meio do seu coordenador e membros, elabora sua agenda de atividades que incluem webinars, artigos e discussões capazes de influenciar políticas públicas e novos modelos de negócios.  

Para participar dos Grupos de Trabalho e colaborar com a produção de conhecimento relevante para a radiodifusão e o mercado de mídia eletrônica em geral, é necessário ser associado da SET. Saiba como se associar e conheça outros benefícios, clicando aqui.

Conheça um pouco de cada um dos Grupos de Trabalho ativos no momento:

GT de Espectro

O GT de Espectro é o primeiro grupo lançado pela SET. Fundado no começo dos anos 1990, ele traz uma visão objetiva e clara sobre os principais temas relacionados à TV aberta, envolvendo espectro radioelétrico, legislação e regulamentação vigentes de forma a apoiar o profissional de radiodifusão.

O coordenador do GT é Ivan Miranda, diretor de engenharia da RPC, afiliada da Globo no Paraná, e conselheiro da SET.

É um grupo especial, no qual cada uma das emissoras patrocinadoras escolhe dois participantes como seus representantes legais.

GT de Rádio

O Grupo de Trabalho de Rádio iniciou suas atividades em fevereiro de 2020 e tem como objetivo consolidar a SET como uma entidade de referência para as tecnologias do rádio OTA (over the air) e de todas as formas de produção e distribuição de conteúdo de áudio online, aproximando e articulando os profissionais da área para estudar e difundir os conhecimentos técnicos correspondentes.

O GT é segmentado em dois campos de estudo: regulatório, com coordenação de Eduardo Cappia; e tecnologia, coordenado por Marco Túlio Nascimento. Ambos os coordenadores são conselheiros da SET.

Associados da SET, em dia com sua anuidade, podem participar das reuniões mensais do grupo.

GT Compartilhamento de Infraestrutura

O mais recente Grupo de Trabalho da SET iniciou suas atividades no início do mês de julho de 2020.

Sob coordenação dos executivos da Globo, Camilla Cintra e Francisco Peres, o objetivo do GT é criar um ambiente favorável para viabilizar o compartilhamento de infraestrutura entre as emissoras nas mais de 4 mil cidades brasileiras que ainda precisam fazer o desligamento do sinal analógico de TV até 2023. Esse trabalho em conjunto visa buscar soluções para minimizar os investimentos, otimizar espaços e custos com operação e suporte dos sites.

O GT se destina a representantes de emissoras de TV e entidades ligadas à radiodifusão. Para participar, os interessados devem se associar à SET.

GT de Indústria 4.0

Coordenado por Hugo Nascimento, diretor de Engenharia da AD Digital, o grupo tem como um de seus objetivos acompanhar e discutir os avanços e as oportunidades na área de Inteligência Artificial voltadas ao setor de mídia e, dessa forma, aprofundar e disseminar o conhecimento atual sobre o tema, a partir do estudo dos novos desenvolvimentos, padrões e alianças que estão sendo aplicados para a automação de processos e melhoria na eficiência da produção e distribuição de conteúdo.

GT de TV 3.0

Coordenado pelo executivo da Record TV, Sérgio Santoro, este grupo tem como objetivo o estudo das tecnologias relacionadas ao futuro da TV aberta terrestre, que incluem novos sistemas de TV Digital Terrestre e tecnologias associadas.

GT de IP

O Grupo de Trabalho de IP tem entre seus objetivos aprofundar e disseminar o conhecimento atual sobre o tema a partir do estudo dos novos desenvolvimentos, padrões e alianças que estão sendo aplicados para o transporte de sinais em tempo real com tecnologia IP; e detalhar um comparativo com as principais características e vantagens dos padrões aplicados para o transporte de áudio, vídeo e temporização.

Sua coordenação fica a cargo de José Antonio Garcia, conselheiro da SET.

Comitês e GT’s

Em 2019, a SET inaugurou sua nova governança e um novo estatuto passou a vigorar. Uma das mudanças que aconteceram foi a divisão da SET em cinco Comitês, que englobam os Grupos de Trabalho. Esses comitês são: Tecnologia, Associados e Eventos, Mercado e Relacionamento, Regulatório e Conteúdo. Cada GT reporta a um comitê específico.