Nota de Pesar: Cláudio Victor Donato falece em São Paulo

Faleceu neste domingo, em São Paulo, após lutar contra uma doença, o engenheiro eletrônico Claudio Victor Donato, uma das personalidades da televisão brasileira. O velório se realiza, a partir das 10 horas, desta segunda-feira, 30 de novembro. O sepultamento será às 16:00, ambos no Cemitério Gethsemani Morumbi.

Casado com Guiomar Correa Donato, pai de sete filhos e avó de 11 netos, o engenheiro eletrônico Claudio Victor Donato se formou em 1965, junto a outros grandes nomes da radiodifusão brasileira, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, interior de São Paulo. Começou na TV Excelsior, foi pioneiro na TV Gazeta, e da TV em cores no país na TV Tupi, onde, mais tarde, ajudou a restaurar os equipamentos da emissora que pegou fogo em 1978. Trabalhou no projeto de interiorização da TV Record. Desde 1988 dirigia e gerenciava a Victor do Brasil desenvolvendo tecnologia nacional para a indústria audiovisual.

José Munhoz, diretor da SET, afirma que “estas passagens são muito tristes! Felizmente, a SET registrou a trajetória profissional do Cláudio para a “Posteridade!”.  Sem dúvida, digna de um notadíssimo “Legado”. Aos familiares nossa solidariedade na dor e que Deus os confortem nesse doloroso momento de superação!”.

Pela sua parte, Olímpio Franco, diretor executivo da SET , afirma que “Cláudio era uma pessoa serena, educada, calma e muito inteligente. Recordo dele dizendo-me em um SET EXPO, por volta de 2015,  da importância e oportunidade em estar no evento. Havia sido muito bom poder expor e explicar aos clientes as funcionalidades dos equipamentos expostos no stand. Estava feliz e satisfeito pela oportunidade. Na época a Victor havia lançado sistemas de automações para programação de Rádio e TV. Eram soluções de baixo custo e que atendiam emissoras de pequenas porte. Havia encontrado um bom nicho”.

Cláudio Vitor Donato, chefe dos engenheiros da TV Gazeta e sua equipe / Foto:
Reprodução Jornal A Gazeta de 1969

A última presença do Cláudio no SET EXPO tinha sido em 2016, como relatado na seção Personagens & Carreiras da edição 210 de Agosto de 2023, “Cláudio Donato quando junto com seu filho e desenvolvedor de software, Cassio Donato, apresentaram o exibidor de vídeo deckline Digital Spot On Air, que grava e reproduz Closed Caption no padrão XDCAM50 (formato utilizado pela Globo com canais de ingest e playout simultâneos); a mesa Onix Master, com sistema de monitoração de CC e 16 canais de áudio; e o kit Matrox SDK, para desenvolvimento de placas Matrox, que permite trabalhar com as linguagens padrão do mercado”.  Se quer saber mais sobre a vida do Cláudio, veja a matéria completa clicando aqui:

https://set.org.br/news-revista-da-set/revista/claudio-donato-e-os-desafios-dos-pioneiros-da-tv-em-cores-no-pais/

O velório e posterior sepultamento (16h00) se realiza no Cemitério Gethsemani Morumbi, na Praça da Resurreição, 1 – Vila Sonia, São Paulo/SP.