CES 2024: Spectricity apresenta câmera multiespectral

Foi apresentada, em Las Vegas, uma câmera para smartphone com função ‘multiespectral’, que segundo os seus fabricantes pode capturar cores melhor do que a olho humano.

Foto: Reprodução

Na CES 2024, o maior evento de tecnologia de consumo que se realizou em Las Vegas, Nevada, Estados Unidos entre os dias 9 e 12 de janeiro, a Spectricity revelou uma solução de imagem que afirma resolver o maior problema das câmeras dos telefones. A empresa revelou a S1, a primeira  “câmera multiespectral em um smartphone”, alegando que sua solução de imagem é capaz de capturar “cores verdadeiras”. Ou seja, o que o usuário vê, pode obter.

Em comunicado, a empresa afirma que  “a S1 mede o espectro da luz em 16 comprimentos de onda, em cada pixel da câmera”, o que “resulta numa melhor avaliação do ponto branco, que por sua vez proporciona cores verdadeiramente consistentes. A câmera também pode avaliar as cores com mais precisão do que a olho nu, proporcionando uma representação de cores reais de tudo, desde a pintura até o tom da pele. Esta câmera espectral acaba com todas as suposições: as cores nas fotos do smartphone agora serão fiéis à realidade”, refere o documento.

Vincent Mouret, CEO da Spectricity afirma que esta terá avanço global, já que poderá estar em qualquer smartphone dentro de dois anos. “A entrega de cores consistentes é uma questão reconhecida e reconhecida na indústria. Com a fotografia e a capacidade da câmera sendo os principais impulsionadores das atualizações dos smartphones, a inovação da Spectricity, que poderá estar em todos os smartphones dentro de dois anos, criou muito interesse. Atualmente sendo testado por quase todos os principais fabricantes de smartphones, deverá ter um impacto comercial significativo na indústria de dispositivos de consumo.

Ele afirma ainda que “esta câmera traz uma precisão de cores sem precedentes, desde instrumentos de laboratório até telefones. Na maioria dos casos, a cor detectada não pode ser distinguida da cor verdadeira a olho nu. Por fim, suas fotos podem ter cores consistentes e você pode medir e salvar a cor real dos objetos ou da pele com seu telefone. Isso abre a porta para o comércio eletrônico para casos de uso remoto personalizado de cosméticos e varejo”.

Se quer saber mais, clique aqui

Por Fernando Moura, em São Paulo