CES 2023: Panasonic lança duas câmeras mirrorless

A Divisão Media Entertainment Business Division (MEBD) da Panasonic anunciou em Las Vegas duas novas câmeras fotográficas híbridas, ou “mirrorless”, a LUMIX S5II e S5IIX, que são as primeiras a utilizar o foco automático de Detecção de Fase (PDAF). A empresa divulgou, ainda, uma nova lente da mesma categoria LUMIX, a LUMIX S 14-28mm F4-5.6 MACRO, que funciona de forma silenciosa e suave com alta velocidade e precisão.

 A Panasonic lançou na CES 2023, maior evento de tecnologia de consumo do mundo, que se realizou de 5 a 8 de janeiro, em Las Vegas, duas novas câmeras mirrorless full-framehíbridas, a LUMIX S5II e S5IIX, da série LUMIX S Series. As LUMIX S5II e S5IIX são as primeiras câmeras mirrorless LUMIX a utilizar o Foco Automático de Detecção de Fase (PDAF) “graças a um recém-desenvolvido sensor CMOS full-frame de 35 mm de 24,2 megapixels e um novo mecanismo de imagem”, explicou a empresa em comunicado.

LUMIX S5II / Foto: Divulgação

O PDAF foi desenvolvido sob a aliança L Technology formada pela LEICA e LUMIX no ano passado, “o novo mecanismo de imagem oferece alta resolução, descrição natural e processamento de sinal de velocidade aproximadamente 2x maior para gravação de vídeo de alta taxa de bits. Para aumentar os recursos de PDAF das câmeras e torná-los mais confiáveis, a Panasonic evoluiu o sistema de foco automático para o foco automático híbrido, aumentando os pontos de AF para 779 para melhorar significativamente o rastreamento do assunto”.

Segundo a empresa, uma vez que os dispositivos fazem foco, estes continuarão a rastreá-lo, mesmo em condições adversas de iluminação e quando vários objetos estiverem se movendo dentro do quadro. Além disso, a nova solução permite, explica a empresa, que o dispositivo continue focado, mesmo com zoom, já que a câmera realiza microajustes de AF”.

No Brasil, a Panasonic terá lançamentos de produtos para a categoria de linha branca e cuidados pessoais que serão anunciados em mais detalhes ao longo de 2023. Fabio Ribeiro, Diretor de Marketing, Trade Marketing e E-commerce da Panasonic do Brasil, disse que os lançamentos da marca têm ênfase na sustentabilidade: “Para este ano, nossa linha branca manterá o foco na eficiência energética e economia de água, pois é algo que está no nosso DNA como marca. Focamos sempre no consumo energético e seus benefícios em prol do meio ambiente e da economia para o consumidor”, explica.

Durante a CES, a empresa anunciou, ainda, que pretende, “nos próximos dois anos, reduzir a emissão de CO2 a zero em 37 fábricas no mundo, além de reciclar 99% do lixo gerado em suas operações. No Brasil, a empresa já compensa 100% de toda a emissão de CO2 na fábrica de Extrema, conhecida como a “Fábrica Verde”, localizada em Minas Gerais. A unidade é responsável pela produção de geladeiras e máquinas de lavar roupas da companhia”.

Além disso, a Panasonic também divulgou o programa Take Back For Tomorrow, que promove, nos Estados Unidos, a reciclagem de dispositivos eletrônicos de higiene pessoal, como barbeadores e aparadores.

 

Por Fernando Moura, em São Paulo