Anatel recebe delegação japonesa para tratar de 5G e OpenRAN

As reuniões contaram com a participação de representantes dos Ministérios das Comunicações e das Relações Exteriores

Fonte: Anatel

Nos dias 25 e 26 de novembro, a Anatel recebeu a visita de delegação composta por representantes do governo do Japão (Ministério de Assuntos Internos e de Comunicações) e de companhias japonesas de atuação global (NTT DOCOMO, NEC e Rakuten) para tratar de temas relacionados à implementação da tecnologia 5G, de suas futuras evoluções e a OpenRAN. As reuniões contaram ainda com a participação de representantes dos Ministérios das Comunicações (MC) e das Relações Exteriores (MRE).

No dia 25, os governos japonês e brasileiro compartilharam suas perspectivas sobre a implementação do 5G em cada um dos países, com troca de experiências e informações. Na sequência, as companhias nipônicas apresentaram seus eixos de atuação e experiências em desenvolvimento no Japão e em outros países, bem como os esforços já em curso para padronização de tecnologias futuras (6G e o ecossistema “além do 5G).

No dia 26, o Presidente da Anatel, Sr. Raphael Garcia, o Diretor do Departamento de Promoção Tecnológica do Ministério das Relações Exteriores, Ministro Luciano Mazza de Andrade e o Secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Sr. Maximiliano Martinhão, receberam a delegação japonesa para reunião de alto nível, que contou com a apresentação ao governo brasileiro do candidato japonês ao cargo de direção do Bureau de Padronização da União Internacional de Telecomunicações (UIT-T), Sr. Seizo Onoe, bem como da candidatura do país para mais um mandato no Conselho da organização internacional. Ambas as eleições ocorrerão no próximo ano, durante a Conferência de Plenipotenciários da UIT (PP-22).

Ao final dos encontros, todos os participantes expressaram a relevância da visita para o estreitamento dos laços entre os dois países, que têm um diálogo de décadas sobre telecomunicações e tecnologia.

Fonte: Anatel