Anatel apresenta o caso brasileiro de implementação da tecnologia cell broadcast em Dubai

O conselheiro Alexandre Freire participou do painel “Conectividade Digital e Tecnologias para a Iniciativa Alertas Antecipados para Todos”. A solução, reconhecida pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) como a mais desejável foi apresentada pelo Brasil como uma inspiração para que mais países, especialmente aqueles em desenvolvimento, sigam tal caminho.

Foto: Divulgação

O conselheiro da Anatel Alexandre Freire apresentou o caso brasileiro de implementação em curso da tecnologia cell broadcast, conduzida pela Agência, na 28ª Conferência das Partes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28), realizada em Dubai, Emirados Árabes Unidos.

Segundo explica a Anatel em comunicado, “o aumento na frequência e na intensidade das catástrofes ambientais é um dos temas da agenda da COP28, sobretudo com o foco de mitigação de riscos e redução de perdas de vidas e danos”.

O conselheiro participou do painel “Conectividade Digital e Tecnologias para a Iniciativa Alertas Antecipados para Todos”, estruturado pela Organização Meteorológica Mundial. Do painel participaram também o vice-secretário Geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Tomas Lamanauskas; a diretora geral das Associação Global de Operadores de Satélites (GSOA) e representantes de vários atores do setor de tecnologia e meio ambiente.

Nas palavras do Conselheiro “a ação da Anatel está aderente e implementa o Arcabouço de Sendai, o acordo internacional mais amplo sobre redução de risco de desastres, observando ainda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1, relacionado à eliminação da pobreza; 11, relacionado a tornar as cidades seguras e resilientes; e 13 voltado à adoção urgente de combater a mudança climática e seus impactos”.

Segundo a Agência, “a COP28 é um momento de extrema relevância para as relações internacionais no que diz respeito à pauta ambiental e a seus aspectos transversais em relação a diversos outros setores, dentre eles o de tecnologia e conectividade. A participação da Anatel no evento, enquadrada na delegação do governo federal brasileiro, se dá na trilha “Ação Digital Verde”, liderada na Organização das Nações Unidas (ONU) pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência responsável pelas telecomunicações e TICs. Tal eixo, integrado por outras agências da ONU, governos, setor privado e sociedade civil tem como objetivo fortalecer a ação climática digital”.