Amazonas atinge 100% de cobertura de TV pública gratuita nos 62 municípios

Universalização do sinal digital amplia acesso à informação, educação e serviços, sem necessidade de internet ou assinatura.

Com mais de 4,3 milhões de habitantes, o Amazonas se tornou o primeiro estado do Brasil a garantir acesso gratuito à TV pública digital em todos os seus 62 municípios. A universalização do sinal foi celebrada, em Manaus (AM), durante cerimônia que marcou a inauguração de estações de TV digital em 10 cidades.

O evento reuniu autoridades como o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho; o conselheiro diretor da Anatel, Octavio Pieranti; o diretor-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), David Butter; e o presidente do Sistema Encontro das Águas (TV e Rádio), Oswaldo Lopes.

Foto: Divulgação


Frederico de Siqueira Filho destacou os desafios logísticos e territoriais enfrentados para levar o sinal ao estado. “Só o Governo do Brasil pode fazer com que a gente consiga chegar a 100% dos municípios do estado. Foi priorizado o recurso para que conseguíssemos fortalecer a infraestrutura, não só da comunicação pública, mas também da infraestrutura digital, para melhorar a comunicação como um todo no estado do Amazonas”, afirmou.

O ministro também ressaltou a importância de expandir investimentos para regiões fora dos grandes centros. “Esse é o propósito do Ministério das Comunicações e do governo do presidente Lula: fazer com que a comunicação e a infraestrutura digital cheguem aos cantos e recantos do Brasil. E a gente sabe que a radiodifusão é a forma mais séria de fazer jornalismo e comunicar o Brasil”, disse.

Octavio Pieranti enfatizou as dificuldades superadas no processo. “O Amazonas tem uma geografia específica, que impôs desafios logísticos, mas conseguimos superá-los. Essa iniciativa só é possível graças ao programa Brasil Digital, que é crucial para a comunicação pública viver a maior expansão da história”, explicou.

A iniciativa integra o programa Brasil Digital, coordenado pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Anatel. Segundo o ministro, o objetivo é seguir ampliando o acesso em todo o país. “Vamos continuar a expandir a infraestrutura digital, fortalecer a comunicação pública e garantir que a conectividade chegue a todos os brasileiros, respeitando as particularidades de cada região e atendendo às aspirações da população”, reiterou.

Para Oswaldo Lopes, o momento é histórico para o estado. “O Amazonas, a partir de hoje, tem o sinal aberto nos 62 municípios. Isso é resultado de muito trabalho conjunto para deixar o Brasil, o Amazonas, assistindo ao sistema público de comunicação”, destacou.

Já David Butter apontou o impacto social da medida. “A EBC tem muito orgulho de fazer parte deste processo, porque expandir o sinal significa também ampliar direitos, garantir acesso à informação de qualidade, fortalecer a cidadania, a educação, a cultura, a transparência pública e a integração nacional”, afirmou.

A população passa a ter acesso a conteúdos da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), como TV Brasil, TV Encontro das Águas, Canal Gov, Canal Educação e Canal Saúde, além da multiprogramação da Rede Legislativa, com transmissões da TV Câmara, TV Senado e TV Assembleia.

Para viabilizar a cobertura total, foram utilizadas 24 balsas que transportaram equipamentos como torres, transmissores e estruturas ao longo de mais de 4 mil quilômetros de rios. Ao todo, cerca de 10 toneladas de materiais foram levadas para instalação.

Com o sinal disponível, basta uma televisão com antena comum para acessar os canais — sem necessidade de internet, TV por assinatura ou pagamento mensal. Antes da expansão, moradores de áreas remotas do estado não tinham acesso à programação pública.

A ampliação do sinal fortalece o papel da TV pública como instrumento de promoção da educação, cultura, diversidade e informação de qualidade, além de contribuir para a transparência e o acesso a serviços essenciais, como campanhas de saúde e conteúdos educativos