ABRINT 2022: Empresas apresentam solução conjunta para OTT

Appear, Broadpeak e Beenius desenvolveram um workflow de vídeo completo para ISPs, que vai desde a aquisição dos conteúdos até o assinante final; passando pela decodificação, codificação, processamento, entrega e monetização de conteúdo de vídeo para IPTV e OTT.

Foto: Divulgação

Empresas apresentam em um estande conjunto, no 13° Encontro Nacional ABRINT, maior encontro de ISPs da América Latina, uma solução que ajuda os pequenos e médios provedores de internet a entregar uma solução de streaming de vídeo customizada, ágil, flexível, e totalmente aberta e integrada, criando uma plataforma diferenciada, com um time-to-market otimizado, na qual o cliente não precisa preocupar-se pelo desenvolvimento, apenas pela sua operação.

A solução está separada em três partes, explicam as empresas em comunicado. “Appear apresenta a sua plataforma de processamento de vídeo que permite a recepção de sinais terrestres (ISDB-T/DVB-C), satélite (DVB-S/S2x) e internet (SRT/IP) entre outros; faz a decodificação, codificação e transcodificação para, assim, preparar e entregar os conteúdos de streaming (multi-bitrates) à plataforma da Broadpeak” que recebe e transcodifica os sinais e “procede ao empacotamento e ao streaming do conteúdo (video delivery). Para isso, primeiro o Origin-Packager empacota “just-in-time” o vídeo e aplica a criptografia “on-the-fly” para gerar os formatos ABR (AdaptiveBitrate) tais como HLS, DASH, HSS ou CMAF suportados pelos dispositivos. Na sequência, o Origin-Packager entrega os conteúdos ABR à CDN da Broadpeak que realiza o streaming para os dispositivos dos usuários que irão assistir no aplicativo (APP) desenvolvido pela Beenius”.

Esta última, explica o comunicado, faz o gerenciamento de conteúdos, assinantes e dispositivos. A plataforma Beenius, também, mantém as estatísticas e hábitos de consumo dos assinantes. Se integra a outros serviços OSS/BSS e meios de pagamento.  Ainda oferece aplicativos que permitem aos assinantes usarem os mais diversos dispositivos: Set-Top-Box, PCs, Smart-TVs, celular, tablets, “dongles“, entre outros. Ainda oferece a possibilidade de E-Commerce: mensagens e publicidade personalizada (Targeted TV Advertising)

“A nossa solução é flexível e pode ser customizada, por isso é escalável e permite utilizar o equipamento legado que o operador tenha na sua operação”, disse Bruno Targino, diretor Regional de Vendas de Appear Brasil. “As três empresas têm suporte local, falado em português com engenheiros trabalhando no Brasil.

Para o diretor de Vendas da Broadpeak Brasil, Hubert Legrix, o desenvolvimento da solução conjunta é um passo importante porque une esforços para entregar uma plataforma eficiente e de fácil implementação para o operador.  “Nossa solução é robusta, ágil e flexível, e tem como principal objetivo entregar uma plataforma aberta e integrada que possa crescer e evoluir rapidamente em função das necessidades de cada cliente”.

Antonio Torres, diretor Técnico da Beenius Brasil, afirma que a plataforma simplifica o trabalho do cliente porque permite “a personalização da publicidade, realiza o billing dos assinantes e gera relatórios que ajudam o operador a entender melhor o seu cliente e, dessa forma, entregar pacotes ou produtos mais adequados ao seu perfil de consumo”.

Mais informações sobre ABRINT 2022, clique aqui