Pesquisa aponta que 80% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet

Dados da pesquisa TIC Domicílios 2022 revelam desigualdade na conectividade pelo país. Missão do Ministério das Comunicações é promover a inclusão digital de todos os brasileiros. Em número absolutos, são 60 milhões de domicílios conectados, cerca de 27 milhões a mais que em 2015 (51%) quando a pesquisa começou a ser feita.

Foto: Pablo Le Roy/MCom

O número de domicílios com acesso à internet no Brasil chegou a 80%, segundo dados da pesquisa TIC Domicílios 2022, realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Em número absolutos, são 60 milhões de domicílios conectados, cerca de 27 milhões a mais que em 2015 (51%) quando a pesquisa começou a ser feita.

“Acessar a internet, seja em casa, na escola ou através de um celular, é essencial para todos. Precisamos levar conectividade a 100% dos domicílios. Esse é um grande desafio que o presidente Lula nos deu e nós vamos usar todos os mecanismos disponíveis no Ministério das Comunicações para levar infraestrutura, conectividade e inclusão para todos os cantos desse Brasil”, destaca o ministro Juscelino Filho.

Usuários

A pesquisa revela que a  conectividade também faz parte da rotina de 81% dos brasileiros, o que representa 149 milhões de pessoas. Desse total, 62% dos usuários utilizam a internet somente pelo celular. O acesso exclusivo por telefone é maior na zona rural, com 78% dos usuários, enquanto em área urbana a exclusividade do celular é somente para 59% da população.

Desigualdade

O comunicado do MCom afirma que Apesar do alto índice de conexão em todo o país, os números mostram a desigualdade na inclusão digital da população, fato abordado com muita frequência pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Levar conectividade para todos os brasileiros é um grande desafio. Mas estamos trabalhando duro e vamos levar essa conexão, principalmente para os brasileiros que estão nas regiões mais remotas e estão desassistidos”, explica o ministro.

Se quiser ver a pesquisa completa “TIC Domicílios 2022 – Acesso às tecnologias de informação e comunicação no domicílio“, clique aqui

  • Com MCom