Rádio: governo anuncia extensão das faixas FM

Fonte: R7

Os ministros Marcos Pereira (Indústria, Comércio Exterior e Serviços) e Gilberto Kassab (Comunicações) assinaram na quinta-feira (21) uma portaria para estender as faixas FM nas rádios do Brasil, que atualmente variam entre as frequências 88 e 108 mega-hertz.
A medida, assinada durante a abertura do 1º Congresso da Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), em São Paulo, foi publicada na sexta-feira (22) no Diário Oficial e visa transferir todas as emissões sintonizadas nas faixas AM para o FM até o início de 2019.

Para isso, a indústria deverá começar a produzir equipamentos que atendam as novas frequências.
O ministro Marcos Pereira disse que a portaria vai alterar o processo de produção dos aparelhos de áudio e vídeo do País. De acordo com Pereira, a medida cria a obrigação para que os aparelhos fabricados incorporem a capacidade de recepção entre as faixas de 76 e 108 mega-hertz.

O vice-presidente da Abratel e presidente da Record TV, Luiz Claudio Costa, classificou a portaria como uma “conquista muito grande” aos radiodifusores. Ele destacou que o rádio continua como um meio de comunicação expressivo mesmo após seu fim já ter sido anunciado por inúmeras vezes. “Quem passar a adquirir um rádio a partir de agora vai ter já essa faixa estendida no FM para que a pessoa não deixe de sintonizar essas novas rádios que entram nessas novas frequências”, disse.

Gilberto Kassab, por sua vez, elogiou a parceria realizada com Marcos Pereira para a migração das emissoras. Ele afirma que, até o final de 2018, aproximadamente 1.000 emissoras de rádio passarão pela transformação. “Teremos condições de oferecer mais emissoras ao nosso País, principalmente àqueles que não poderiam ter acesso a elas. Por isso, a radiodifusão vai ter uma presença mais forte no território brasileiro. O sistema de digitalização permite colocar o Brasil no que há de mais moderno na radiofusão”.