TV TAMBAÚ investe na atualização da infraestrutura para produção e exibição em HDTV

A emissora passou a emitir em alta definição com emissão digital dando a João Pessoa o acesso a TV Digital aberta.

TV Tambaú, afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) com sede na cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, adquiriu uma solução de última geração para integração completa da infraestrutura de banda básica para produção e transmissão dos canais de televisão aberta.
Desta forma, a emissora deu o ultimo passo para a transição completa para o sistema de televisão digital. Ao mesmo tempo, a emissora pertencente ao Sistema Tambaú de Comunicação, do Grupo Marquise de Fortaleza, continua a cobertura para a transmissão analógica durante o período de transição que intercorrerá até que se concretize o switch-off da TV Analógica
“O esforço de desenvolver este projeto teve como primeiro objetivo melhorar a qualidade de imagem e da experiência do telespectador. Porem, o desenho da solução, teve como grande foco a eficiência e eficácia na produção e exibição da programação da TV e a diminuição dos tempos da operação e de manutenção da plataforma tecnológica”, afirma Henrique Kirilauskas, superintendente do Sistema Tambaú de Comunicação. Pela sua parte, o gerente técnico da TV Tambaú, Cherlyton Duarte disse que “outra variável importante foi a escalabilidade da tecnologia para proteger o investimento na aquisição da infraestrutura HDTV de broadcast à medida que as necessidades aumentam e, com a clara ideia que, a implementação de tecnologia superior permite expandir o sistema, mantendo a integridade do sinal e simplicidade na operação. As tecnologias utilizadas na solução oferecem redundância garantida, reduzindo drasticamente a probabilidade de falhas e fornecendo confiabilidade, durabilidade e baixa manutenção, produzindo um menor custo total de operação ao longo de sua vida útil”.
O investimento para upgrade da planta para alta definição contempla melhorias e ampliação em toda a infraestrutura de broadcast com incorporação de uma nova matriz de áudio e vídeo (Grass Valley Concerto) totalmente redundante e com sistema de controle via IP (Grass Valley Prelude), modulares para distribuição e processamento de sinais de áudio e vídeo analógicos e digitais (Grass Valley Gecko), solução completa de controle mestre (Grass Valley Maestro) com pacote de Branding para grafismo e com total redundância nos dois canais, ampla solução de monitoração através de display Broadcast, sistema de Multiviewer integrado com matriz para monitorar os canais de exibição para produção e comercialização fornecidas. Ainda, foi realizado um investimento importante na área de infraestrutura de banda básica, para o qual foi escolhido um sistema de intercomunicação da RTS com solução de matriz de intercomunicação para comunicação ponto-a-ponto e com dois sistemas de party-line para operação dos estúdios.
Outro aspecto importante da reengenharia de infraestrutura de banda básica para melhoria de qualidade da imagem e do áudio é a implementação de ferramentas de controle e medição (Tektronix, Orban entres outras) e de processadores de áudio e vídeo multi-formato para correção e ajuste dos sinais tanto na fase de contribuição e geração quanto na parte de exibição e transmissão.
“A união e a intensa colaboração entre a equipe de engenharia da TV Tambaú e a equipe de projetos e integração da AD Digital, foi fundamental para viabilizar o projeto que certamente vem consolidar o sucesso da emissora regional. O projeto, como solução Turn-Key, foi pensado em todas as fases do desenho, arquitetura de sistemas, de análise e design de fluxos de trabalho, execução, implementação, integração, gestão de projetos até ativação. A solução pode ser atualizada, a medida que surgirá a necessidade de expansão, protegendo o investimento no sistema e garantindo flexibilidade na operação da TV”, explicou Daniela Souza, CEO da AD Digital.