SET EXPO 2014

Nº 143 – Julho 2014

Por Redação

REPORTAGEM

A SET realizará no mês de agosto, o SET EXPO 2014 e seu Congresso anual. Com um novo modelo de negócios para a nova exposição que terá, entre muitas novidades, duas horas à mais por dia, e o já tradicional congresso da entidade. A edição 2014 será realizada em um lugar mais acessível e com melhores condições para expositores, visitantes e palestrantes.

ASociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) realizará de 24 a 27 de agosto de 2014, o SET EXPO 2014, o maior e mais representativo evento de negócios e tecnologia para broadcast e novas mídias da América Latina. Este será realizado no Pavilhão Azul do Centro de Convenções e Exposições Expo Center Norte em São Paulo, um espaço maior, mais moderno e com melhores acessibilidades.
Integrado ao 25º Congresso Anual da SET, o SET EXPO 2014, Feira de Equipamentos, Tecnologia e Serviços aplicados aos Mercados de Broadcasting, Telecomunicações e Mídias Convergentes se apresentará como um excelente Fórum de Negócios. Nesta edição serão utilizados os 10 mil metros do Pavilhão Azul do Centro de Convenções, onde aproximadamente 300 empresas expositoras no evento vão demonstrar as tecnologias de ponta mundiais, haverá pavilhões estrangeiros, como os da Baviera (Alemanha), do Reino Unido e o da NAB Show.

Congresso SET
O Congresso Anual da SET reunirá especialistas do Brasil, dos Estados Unidos, Japão, Europa e América Latina, que discutirão os principais aspectos da produção, transmissão e distribuição em TV, além de temas relacionados a vídeo, cinema, rádio e internet.
No congresso, além de tradicionais palestras com profissionais de destaque do mercado internacional, também acontecem talk shows, tutoriais e debates, onde são discutidos os atuais cenários do mercado e as futuras tendências.
Com aproximadamente 50 sessões e cerca de 170 palestrantes distribuídos em 4 auditórios simultâneos, este fórum congregará um grupo seleto de mais de 1.400 profissionais que discutem as questões mais relevantes do setor intensamente durante um período de 4 dias.
Além de reunir moderadores e palestrantes que são uma referência no mercado e na academia, o Congresso SET ainda contará com a possibilidade de geração de conhecimento e de encontrar soluções ilimitadas nas diversas áreas de comunicação com as apresentações de cases dos painelistas inscritos para o evento. Assim, a sua rica e extensa programação envolve as principais tendências e padrões internacionais do setor. Entre eles, o Ultra HD (4K), a distribuição do sinal de TV via IP, Integrated Broadcast & Broadband (IBB), ATSC 3.0, FoBTV, Rádio Digital, a transição do AM para o FM e da TV analógica para a TV Digital. Destacam-se ainda a convivência entre o LTE e a TV Digital, Social TV, Segunda Tela, Interatividade e Transmídia. Durante o evento, também acontecerá a cerimônia de entrega do SET Prêmio, que está em sua quinta edição este ano. A SET tem a expectativa de reunir no evento um público de mais de 10 mil profissionais e executivos do setor.

Parcerias com a NAB e InterBEE
A SET realizou uma serie de parcerias com entidades a nível mundial, uma delas foi a firmada com a NAB Show. “A parceria que mantemos com a NAB Show, dos Estados Unidos, está nos ajudando a criar conteúdos inéditos e ofertas de oportunidades de expansão de mercado para os expositores e visitantes do SET EXPO”, afirma o diretor de Marketing da SET, Cláudio Younis.
Um dos atrativos do evento será a demonstração na feira do sistema Super Hi-Vision pela emissora pública japonesa NHK. A transmissão over-the-air de conteúdos 8K ao vivo será feita por meio do sistema ISDB-tb, adotado pela TV aberta brasileira, em circuito fechado para os visitantes da feira, uma oportunidade única para o público observar as principais tendências da industria.
O evento conta ainda com o apoio das principais associações do setor no Brasil e no exterior (ABRA, ABRATEL, ABERT, AESP, ABPITV, ABTU, AIR, Fórum SBTVD e SINDVEL) e de todas grandes redes de rádio e televisão brasileiras.
Dentro da programação do SET EXPO, um fórum de negócios será co-realizado pela Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (AESP). Voltado aos principais executivos das empresas de mídia eletrônica (rádio e TV), de novas mídias (Internet, aplicativos, portais, games, sites e mídias sociais) e start‑ups da área de comunicação e tecnologia, o fórum visa à discussão sobre como aproveitar as grandes oportunidades que surgem com a convergência tecnológica.

Horários
O congresso começará pela primeira vez no domingo 24 de agosto e se estenderá até 27 de agosto de 9 as 17h. A exposição. Ira de 25 a 27 de agosto. No primeiro dia, segunda-feira, 24 de 12 a 20h, sendo que as 11h será aberta aos convidados especiais. Os dois dias restantes será de 10 a 20h, somando duas horas mais por dia.

Porque escolher a SET EXPO?
A Revista da SET realizou uma serie de entrevistas a empresas que optaram por expor seus produtos no SET EXPO e perguntou aos seus responsáveis os principais motivos da escolha na SET.
Sonia Poloni, da AD Digital disse que a escolha foi feita pelo “prestígio da SET de quem somos associados há mais de 10 anos e, por reunir todo o mercado broadcast em um único espaço fértil para apresentações e discussões acerca de novas tecnologias, projetos e modelos de negócios, em um evento anual que promete tornar-se o principal encontro voltado para tecnologia em mídia e entretenimento, aliando o já tradicional e respeitado Congresso SET e a exposição”.
Para Renato França, diretor Comercial Broadcast América Latina de RFS, a escolha do SET EXPO tem a ver com a “visibilidade de nossa empresa e soluções oferecidas ao mercado de broadcast junto aos principais clientes brasileiros e da América do Sul”.
Marcelo Zanot, gerente Comercial de Ideal Antenas disse que a empresa escolheu “pois acreditámos piamente na organização da SET, dando-nos sempre todo conforto, comodidade e respaldo necessários ao sucesso e prospecção de clientes esperado em todas as Feiras. Os organizadores do evento são pessoas comprometidas com o trabalho e responsabilidades as quais são conferidas. Nossas participações nos SET Regionais, também nos trouxeram o sucesso esperado”.
David Britto, director da TQTVD, afirma que “escolheu o SET EXPO pela reputação nacional e internacional que a Sociedade de Engenharia de Televisão (SET) possui. A SET tradicionalmente organiza a melhor conferência sobre tecnologias de televisão da América Latina. Seu público é muito importante para o nosso negócio”.
Para Caroline Villamar de Exectec, a escolha se deve a que “Set Expo tem como premissa seu valioso congresso, que trata sempre de trazer as novidades da produção audiovisual do Brasil e do mundo, tudo que acontece no presente e os novos caminhos a serem desbravados”.

David Britto, diretor da TQTVD afirma que “escolheu a SET EXPO pela reputação nacional e internacional que SET possui”.

Pela sua parte, Fabiano Baessa da Lux Tecnologia afirma que o “SET Expo será um vento muito bom. Ótima oportunidade e ambiente para demonstrar os produtos e assim ampliarmos as vendas. Temos também bons “feedback” para a empresa”
Bruno Prodocimo, gerente Comercial de EiTV – Entretenimento e Interatividade para TV Digital, afirma que “poder trabalhar ao lado da SET em seu primeiro evento nos traz o sentimento de parceria, e não somente de um relacionamento entre cliente x organizador. A EiTV desde seu início apoia e participa dos eventos da Sociedade e estamos com muito otimismo neste novo desafio, em um lugar muito mais adequado ao porte do evento, ao lado de pessoas altamente competentes. Escolhemos o SET EXPO exclusivamente junto a todos nossos parceiros, e temos a certeza que esta seguirá como principal e exclusiva feira para o setor nos próximos anos”.

Caroline Villamar de Exectec afirma que a empresa participará do “SET EXPO, pois entendemos que nossos principais clientes reservam também esta data para se atualizar no mercado”. Finalmente, Marcelo Couto, gerente comercial de CPL, disse à Revista da SET que a sua empresa “vem participando desse evento desde o ano 2000, quando ainda havia a parceria entre a SET e a outra empresa. Acreditamos que o SET Expo 2014 trará o mesmo

público das edições anteriores e, assim, o CPL conseguirá manter o contato com grande parte de seu público-alvo e terá a oportunidade de mostrar as suas novidades para o mercado”.
Para os entrevistados da Revista da SET, a realização do SET EXPO é de vital importância para o mercado broadcast brasileiro e latino-americano. Para Marcelo Zanot, “é um momento único e exclusivo, para rever clientes, parceiros e amigos, objetivando a apresentação das principais tendências tecnológicas do Setor de Rádio, Televisão e Telecomunicações, levando assim de forma clara e de fácil entendimento, informações de extrema importância aos profissionais da área técnica, os quais buscam através destes encontros, inovações tecnológicas, notícias de destaques de sistemas radiantes já implantados, bem como um pós-venda eficiente e de rápida resposta”.

Sónia Poloni, da AD Digital disse que a escolha foi feita pelo “prestígio da SET de quem somos associados há mais de 10 anos e, por reunir todo o mercado broadcast em um único espaço fértil para apresentações e discussões”

Sonia Poloni afirma que o SET EXPO é de vital importância porque A importância traz ao Brasil “os lançamentos anunciados na NAB em abril e antecipa temas que serão abordados no IBC, em Amsterdã em setembro. A AD Digital participa ativamente dos eventos nacionais e internacionais da indústria de M&E, como NAB, IBC, SET Regionais, dentre outros, mas o SET EXPO, consideramos ser a oportunidade ideal para expor as soluções implementadas pela nossa empresa, apresentar ao mercado novas tecnologias e discutir os projetos de nossos clientes com o apoio dos fabricantes que fazem questão de virem ao Brasil para participar do evento”.
“O SET EXPO é muito importante para a empresa. Por enquanto é a única feira que expomos. Nas outras, como: NAB, IBC, etc. só estamos presentes pesquisando novas tecnologias e equipamentos com diferenciais”, afirma Fabiano Baessa.

Caroline Villamar de Exectec coincide. “Celebramos a importância do SET EXPO, pois entendemos que nossos principais clientes reservam também esta data para se atualizar no mercado. Criar novas oportunidades de negócio e parcerias. Aproximar a todos os setores do mercado audiovisual da visão geral do mercado latino-americano”.
David Britto vai mais longe e afirma que “na Totvs procuramos alinhar todo o cronograma de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa ao calendário da SET. Demonstramos todas as novidades da empresa neste evento”.
Para Bruno Prodocimo o SET EXPO é de vital importância, já que a empresa realiza um único “investimento é total e exclusivo o SET EXPO em território nacional. A EiTV não participa de nenhuma outra feira específica ao setor em território nacional, onde estimamos um grande e dedicado investimento em infra estrutura para apresentar nossos produtos a nossos clientes. É sem dúvida a principal feira do setor que utiliza o padrão ISDB-T. Para nós, a importância é tão grande quanto a NAB e a IBC, feiras que também participamos”.

Bruno Prodocimo, gerente Comercial de EiTV – Entretenimento e Interatividade Para TV Digital afirma que “poder trabalhar ao lado da SET em seu primeiro evento nos traz o sentimento de parceria”

Os objetivos das empresas que participaram como expositoras no próximo SET EXPO 2014 são diversos, mas como em todas as feiras, o principal é a presença de marca, o contato com os clientes e a apresentações de novidades.
“Pretendemos ampliar a carteira de clientes; aumentar a penetração da empresa no mercado nacional; aumentar a abrangência da empresa no Brasil e na América Latina e obter algum retorno em negócios, além de aumentar nosso Network,” comentou confiante Fabiano Baessa.
O objetivo de Para Renato França é claro, “pretendemos demonstrar e consolidar a RFS como um importante player no mercado local de filtros de máscara e combinadores, através do hub criado para suporte de serviços na RFS Brasil, além de promover as tradicionais soluções de antenas, patch panel e linhas de transmissão já fornecidas em larga escala no Brasil e demais países da região”.
Pela sua parte, a representante da AD Digital afirmou que o objetivo é “reforçar nossa presença no mercado e o posicionamento da empresa, que consolidou-se como integradora de sistemas especializada em tecnologias, soluções e padrões para a produção, gerenciamento e distribuição de conteúdo audiovisual. Além, de ser uma ação em comemoração aos 20 anos que a empresa completará em novembro de 2014. Em razão dos grandes eventos esportivos, Copa das Confederações em 2013, Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas 2016, o SET EXPO 2014 será importante para promover a troca de experiências entre os diferentes países sede do ponto de vista das tecnologias adotadas, qualidade de imagem, áudio e, principalmente, da qualidade de experiência no consumo do vídeo”.
O gerente Comercial de EiTV, Bruno Prodocimo disse à Revista da SET que “este ano iremos apresentar aos nossos clientes as novidades desenvolvidas durante o ano, que são muitas. É também a grande oportunidade de falar pessoalmente com nossos clientes nacionais e internacionais, estreitando ainda mais nossas relações comerciais”.

Mapa da feira e lista de expositores da SET EXPO 2014

O SET EXPO 2014, o maior e mais representativo evento de negócios e tecnologia para broadcast e novas mídias da América Latina contará com os seguintes expositores e estandes no Pavilhão Azul do Centro de Convenções e Exposições Expo Center Norte:
4S, Ad Digital, Advantech Wireless, Alfred, Amazon, Arnold & Ritcher, Artlux, Aspa, Ateme, AVP MFG. & Supply, AVS Telecom, Biquad, BNDES, Brasvideo, Broadmedia, Calrec, Canon, Catdv, Cineshop, Cis Group, Comtech Italia, Comtech Xicom, CPL, Dalet, Datavideo, Digonomics, DMS, Drivesys, EITV, Ekotech, Energia, Epson, Ericsson, Eurobrás, Eurotel, Eutelsat, Exec, Ficael, Floripatec, Foccus, For-A Corporation, Fujifilm, Gad, Grass Valley, HBC Telecom, Hitachi Linear, Hubtech, Ideal Antenas, IDX System Technology, IF Telecom, Imagine Communications, Inatel, Intelsat, Intherconnect, Inviso, Italtelec, JVC, Kathrein, Leader Instruments, Lerosat, Leyard, Libor, Line Up, Lumatek, Lux Tecnologia, Mattedi, Mectrônica, Megatrax, Nemal, Net Insight, Newtec, Novella SatComs, NTT, Onestatic, Opic Telecom, Panasonic, Peak Communications, Phase Engenharia, Pinnacle Broadcast, Playlist, Pomfort, Pride Music, Proatec, PSK, RF Com, RFS Brasil, Riedel, Rohde & Schwarz, RT Software, Savana, Screen Service, SDBTV Harmonic, Seegma, SES, Showcase, Signum, Sindvel, Skysystem, Smart UPS, Snews, SoftNI, Solletec, Sonoton, Sony, Sotec, Spinner, SSL, STI Telecom, Superior Satellite, Tecnomidia, Tecnovideo, Tecsys, Tektronix, Telem, Teleponto, Teletronix, TITV, TOTVS, Transtel, Trev, TSDA, TSL Products, Ucan, Victor, Video Systems, Videodata, Viking Satcom, Vitec Videocom, Walser, Wi Mobilis, Xen Data, ZGC, e um espaço para Startups.
Ainda, standes da Interbee, NAB SHOW Pavilhão, SMPTE, STB – Superior Technologies in Broadcasting. Por outro lado, como em edições anteriores a exposição contará com delegações nacionais e regionais: Pavilhão Britânico, Pavilhão da Baviera, Pavilhão do Rádio, e Pavilhão Japonês. Finalmente um stande oficial da NHK onde se realizarão demostrações em 8K.

SET PRÊMIO 2014

Cada ano a SET organiza o SET Prêmio, uma forma de incentivar o desenvolvimento tecnológico da Televisão Brasileira, premiando profissionais e empresas. Lançado em 2010, a quinta edição do SET Prêmio tem como objetivo premiar empresas e/ou pessoas por contribuições relevantes ao setor através de indicação e votação de acordo com critérios claramente estabelecidos.
Características:
• A entrega do prêmio acontecerá em cerimônia acompanhada de coquetel de confraternização durante o congresso anual SET Expo.
• As empresas indicadas deverão estar estabelecidas no Brasil diretamente ou através de representante ou distribuidor oficialmente reconhecido.
• Cada ganhador receberá o troféu das mãos de uma personalidade convidada pela SET.
• Além do troféu, os ganhadores receberão um Selo Vencedor SET Prêmio 2014 para ser utilizado em seu site, catálogos, anúncios, etc. Este selo representa a escolha do mercado profissional de broadcast e produção audiovisual, colocando os vencedores em uma posição de destaque perante o mercado.

O SET Prêmio conta com seis categorias para o Bienio 2013-2014:
1. Produto – Soluções para Transmissão em ISDB-T
Podem concorrer nesta categoria produtos inovadores para a área de transmissão de TV Digital em ISDB-T, incluindo soluções para SFN, MFN, interiorização e aumento de eficiência, integração com satélite (DVB-S2 e suas extensões) e redes IP, links estúdio-transmissor (STL), compressão, codificação e multiplexação de sinais.
2. Produto inovador para recepção ISDB-T
Podem concorrer nesta categoria produtos inovadores para recepção de TV Digital em ISDB-T incluindo:
antenas, receptores, sintonizadores, dispositivo para recepção móvel e portátil e software para aplicações em receptores.
3. Projeto de interatividade para televisão
Podem concorrer nesta categoria quaisquer projetos com caráter inovador que foque na interatividade para televisão, tais como projetos para T-commerce, Social TV, itesposta de audiência, etc.
4. Projeto de mobilidade para conteúdo audiovisual
Podem concorrer nesta categoria qualquer projeto com caráter inovador que foque na mobilidade tanto do consumo de conteúdo audiovisual, como produção (fluxos de aprovação, “taguiamento”, interatividade, transmissão via 3G/4G, etc, considerando a cadeia de valor no mercado de Mídia e Entretenimento.
5. Produto inovador para produção e pósprodução de conteúdo audiovisual
Podem concorrer nesta categoria qualquer produto que se enquadre no fluxo de produção com caráter inovador, desde o Ingest a publicação do conteúdo, independente de sua plataforma de exibição.
6. Solução para produção, distribuição e arquivamento de conteúdo audiovisual em nuvem
Podem concorrer nesta categoria, soluções de SaaS (software as a servics) , PaaS (plataforma as a service) ou IaaS( infrastructure as a service) que criem valor no segmento de Midia e Entretenimento na integração de um ecossistema ou fluxo de trabalho, como soluções para compartilhamento, edição, colaboração, arquivo digital, transferência de conteúdo, armazenamento temporário, controle de qualidade, centro de exibição , podendo ser tanto em um cloud privado quanto publico.

Neste momento estamos na etapa de coleta de indicações dos fornecedores por categoria: 28 de Junho até 22 de Julho de 2014. Uma vez finalizada será possível votar pelos indicados no site da SET.