Novidades

Edição 80
NOVIDADES

Aquisição eletrônica em HD
A possibilidade de operação de câmeras HDV de alta qualidade em conjunto com sistemas de edição em infra-estrutura HD-SDI. Essa é a promessa da Miranda Technologies no lançamento do decoder HD-Bridge Dec, durante a NAB 2005. O produto faz a decodificação do HDV para o HD-SDI.
Para o vice-presidente sênior de desenvolvimento de produtos da Miranda, Michel Proulx, o produto traz uma contribuição expressiva na aquisição eletrônica em HD. Além disso, Proulx explica que a combinação de câmeras HDV com o HD-Bridge Dec resulta em conteúdo de alta qualidade HD-SDI por menos de um décimo do custo de uma câmera HD ou de filme.
O HD-Bridge Dec trabalha com múltiplas interfaces HDV, o que é necessário para a obtenção bem sucedida de material nos formato HD.

Fabricante: Miranda Technologies
Internet: www.miranda.com

Segurança no vídeo digital
A linha de produtos DTS da Acterna, que possui os modelos DTS-330 e o DTS-200, funciona como plataforma de teste de broadcast digital. Agora, esses produtos contam com a interface para as modulações COFDM e 8VSB, que fazem parte do padrão europeu e norte-americano para a transmissão terrestre de TV digital. Com isso, o equipamento oferece uma das mais abrangentes soluções de testes e gerenciamento para redes broadcast de vídeo digital. Ele permite uma oferta mais rápida dos serviços de vídeo digital, com melhor segurança e precisão na análise de sinais, além de menor custo operacional.
Com a inovação, é possível monitorar e analisar o transporte em MPEG, por meio dos pontos de modulação 8VSB ou COFDM para sinais RF de broadcast. Dessa forma, se houver algum problema com o serviço de vídeo digital ou na transmissão de TV digital, o usuário pode determinar onde isso está ocorrendo.

Fabricante: Acterna
Internet: www.acterna.com

Afirmação e expansão do sistema P2

A consolidação e expansão do sistema P2. Esta foi a meta da Panasonic durante a feira de equipamentos da NAB 2005. A empresa concentrou seus esforços na apresentação de dispositivos para o sistema, além de ressaltar a quantidade de parceiros e usuários da tecnologia. Segundo a Panasonic, 150 emissoras em todo o mundo adotaram o sistema P2. Além disso, várias empresas estariam fabricando equipamentos compatíveis com a tecnologia.
A maioria dos dispositivos que pode operar com o sistema P2 será lançada no mercado ainda neste ano. Entre eles, a Panasonic apresentou um cartão de memória com capacidade para 8GB e que possui interface para conexão USB. Ele permite a transferência de dados de um cartão P2 de 4GB em quatro minutes. O drive estará disponível no mercado em agosto.
Outro lançamento de destaque foi o da handheld camcorder AG-HVX200 DVCPRO HD P2, que é o primeiro modelo desse tipo para gravação HD em estado sólido. O modelo possui dois slots para cartão e grava com resolução de 1080/60i em 30p e 24p, assim como resolução de 720/60p em 30p e 24p. Ela estará no mercado no terceiro trimestre.
A Panasonic também aproveitou a NAB 2005 para lançar outros produtos, como um hard drive portátil, monitores e projetores LCD, entre outras novidades.

Fabricante: Panasonic
Tel: 0800-111033
Internet: www.panasonic.com.br

Solução para HD broadcasters

Um método de acesso multi-formato sem precendentes para broadcasting em HD. Essa é a promessa da Sony durante a apresentação das câmeras portáteis modelos 1080/60P HDC-1000 studio e da HDC-1500. O lançamento foi feito na NAB 2005 e ambas as câmeras possuem capacidade para operação HD em 1080i ou 720P. Os novos equipamentos trazem benefícios para uso em estúdio ou em unidades móveis sem comprometer a qualidade de imagem, sendo adequadas para a produção de TVD.
As câmeras operam em 1080/60P, combinando a resolução espacial de 1080 linhas com a resolução temporal de 60P, compatível com todos os formatos de TVD. Elas possuem alta-performance com 2MP e o recurso progressive scan CCDs para 1920×1080. Essas características possibilitam ganho na qualidade de imagem e estabilidade. A tecnologia CCD agrega a aquisição de imagem nativa em 1080/60P, com um novo processador de imagem de vídeo que utiliza a última tecnologia de semi-condutores 0.11um. As câmeras operam dentro de todo o espectro de padrões HD.
Outras características incluem a baixa-conversão integrada (SDI ou VBS, com ou sem pull-down), dupla saída HD/SDI, além de saída para sinal VF com 60Hz, minimizando o VF flicker, mesmo no modo 24P. As linhas de controle externo possuem dois canais, que podem operar seguramente com o sistema de fibra. Monitores SD também podem ser usados, bem como sub-monitores. Os modelos HDC-1000 e HDC-1500 da Sony estarão disponíveis no mercado americano em agosto e dezembro, respectivamente.

Fabricante: Sony
Tel: (11) 3677-1080
Internet: www.sony.com.br

Suporte para o usuário
O Kahuna é o primeiro switcher de produção que oferece simultaneamente operações em standard definition (SD) e high definition (HD) no mesmo mainframe e com o mesmo painel de controle. A garantia é da Snell & Wilcox, que fez a apresentação de um programa de suporte ao equipamento durante a NAB 2005. Agora, o usuário conta com a possibilidade de realizar a manutenção preventiva e possui a assistência de um engenheiro capacitado para auxiliar no caso de problemas no uso do equipamento. O programa tem vários níveis de cobertura para o atendimento, conforme a opção feita pelo usuário no momento da aquisição. O Kahuna permite a completa integração de fontes em SD nos produtos que operam em HD e vice-versa, sem a necessidade da conversão. Essa característica confere ao switcher de produção grande versatilidade, além de eliminar a necessidade de conversores, equipamentos periféricos, economizando espaço e dinheiro para o usuário.

Fabricante: Snell & Wilcox
Internet: www.snellwilcox.com

Antenas para mídia móvel
A apresentação de uma linha completa de antenas desenvolvidas para mídia móvel, no espectro de 700MHz, foi lançada pela Dielectric Communications, durante a NAB 2005. As antenas das séries 7C, 7P e 7S possuem slot coaxial e painel. O formato da antena pode ser horizontal, vertical, circular ou elíptica polarizada e personalizada. A série 7C oferece uma solução de baixo custo para operações entre 6MHz e 10MHz na banda 700MHz. Os modelos da série 7P destacam-se pelo painel compacto e individual, nos padrões omni-direcional e unique. A larga impedância e padrão de amplitude de banda do painel favorecem a operação de canais multiplexados. Por sua vez, a série 7S é a solução mais indicada nas aplicações que requerem polarização horizontal na banda larga omni-direcional. Todas as antenas dessas séries saem da fábrica providas de todos os divisores de força e linhas de alimentação necessários.

Fabricante: Dielectric Communications
Internet: www.dielectric.com

Avanço no cinema digital
Uma solução poderosa para trabalhos em HD e em digital intermediário, com vídeos em múltiplos formatos. Com essa proposta, a Digitale Videosysteme (DVS) lançou o CLIPSTER versão 2.0, durante a NAB 2005. A solução recebeu o prêmio “AIM NAB 2005”, na categoria cinematografia digital. O CLIPSTER é uma ferramenta que permite edição em tempo real, sendo também um sistema de pós-produção e finalização. Ele traz os últimos desenvolvimentos como correção de cores em tempo real, edição vertical e restauração do filme, entre outras funções. A solução foi desenvolvida para ambientes de pós-produção de filmes e projetos em HD. Ele trabalha com dados descomprimidos em SD, HD, 2K e 4K, com qualquer tipo de workflow. Segundo o fabricante, a combinação de a inovação do software aliado a um hardware poderoso proporciona a flexibilidade ideal para a pós-produção de qualquer vídeo ou filme.

Fabricante: Digitale Videosysteme (DVS)
Internet: www.dvs.de

Flexibilidade e espaço
O principal destaque da Fast Forward Video, durante a exposição da NAB 2005, foi o DigiDeck Video Recorder. O equipamento permite a reprodução em vídeo ou no computador de conteúdo em 24 frames, sendo de grande utilidade para produção de filmes e televisão. Além disso, ele faz a passagem do material do deck DV para o vídeo digital, tornando possível a gravação ou reprodução. O DigiDeck também é indicado nos casos em que é necessária a distribuição simultânea e precisa dos frames para uma alimentação múltipla de vídeo nas aplicações de produção. Outra vantagem do equipamento é o Timecode, que oferece capacidade de espaço para gravações, com drives removíveis. Esse fator possibilita ao usuário ter flexibilidade para a realização das suas atividades.

Fabricante: Fast Forward Video
Internet: www.ffv.com

Linha de monitores para produção profissional de vídeo

A linha de monitores LCD Luma, da Sony, foi ampliada. Durante a NAB 2005, a Sony lançou os novos modelos, que oferecem mais opções de escolha de configurações para profissionais de vídeo. Os produtos são voltados para trabalhos em broadcast ou para aplicações em pós-produção. Os novos modelos estão divididos em quatro categorias, que são a de duas peças em sistema multi-formato, uma peça com monitor em standard definition, rack-mount com soluções de multi-monitores e uma que envolve um monitor handheld.
Com a expansão, os usuários podem fazer transições de CRT para LCD, bem como de SD para HD de forma facilitada. O processamento de cores ChromaTruTM, da Sony, é o recurso chave incorporado em muitos dos novos modelos, pois é um diferenciador em relação aos displays LCD disponíveis no mercado. Ele é baseado na conversão do espaço de cores, que inclui o balanceamento do branco. O ChromaTru compensa os níveis de variações de cores dos LCD, causadas normalmente por diferenças na coordenação de cromaticidade, temperatura de cores e curvas de gamas. O recurso permite à cada modelo da série uma melhor combinação de cores não somente no padrão dos monitores Luma, mas também nos padrões SMPTE-C, EBU ou ITU-709, usados tradicionalmente nos modelos CRT.
Os preços dos monitores variam entre US$ 770 e US$ 7400, conforme o modelo.
Fabricante: Sony
Tel: (11) 3677-1080
Internet: www.sony.com.br

Tranqüilidade na migração
Um novo conceito na compressão de vídeo. Isso é o que assegura a Scopus Network Technologies, com o lançamento do UE-9120, uma plataforma de encoder universal, que é a geração sucessora do UE-9000. O UE-9120 permite uma migração suave das tecnologias já existentes de compressão de vídeo para os novos CODECS. O equipamento é uma plataforma de encoder para multi-canais desenvolvida em um chassis 1-RU compacto. Ele é capaz de codificar dois canais MPEG-2 simultaneamente. Os recursos avançados de multiplexação possibilitam a codificação em cascata, eliminando a necessidade de trabalhar com multiplexadores externos. O equipamento gera economia de espaço e reduz o custo operacional. O UE-9120 possui uma saída IP como padrão, além da ASI. A novidade é destinada às operações do broadcast e do cabo.

Fabricante: Scopus Network Technologies
Internet: www.scopusamericas.com

Mais recursos para o XDCAM
O sistema profissional de disco óptico XDCAM, um dos sistemas tapeless de aquisição mais usados do mundo, teve os recursos ampliados pela Sony durante a NAB 2005. As melhorias chegam com os lançamentos do drive externo PDW-D1, do sistema de transporte para aquisição e armazenamento automático PDJ-C1080 XDCAM cart system e pelo gravador de campo PDW-R1. O PDW-D1 é um drive externo que elimina a necessidade de um deck no momento da transferência de arquivos. Por sua vez, o cart system PDJ-C1080 pode ser usado para aquisição automática e para transmissões play-to-air. O sistema comporta até 80 discos profissionais da Sony e quatro drives. O gravador de campo PDW-R1 pode gravar e reproduzir. Os lançamentos proporcionam ao sistema XDCAM ferramentas de campo flexíveis que trabalhem com a maior quantidade de formatos possíveis.

Fabricante: Sony
Tel: (11) 3677-1080
Internet: www.sony.com.br

Processador e sincronizador X75SD é premiado na NAB

A feira de equipamentos da NAB 2005 foi palco para o lançamento do X75SD, que é um processador e sincronizador para aplicações em standard definition (SD). A Leitch lançou o modelo como o sucessor do DPS-575.
Entre os novos recursos, o X75SD possui sincronização dual SDI, para os usuários que já fizeram a transição para o meio digital. No caso dos que necessitam de entrada para conversão analógica, o equipamento tem entrada para dois decoders, um de três linhas adaptadas PQM e outro com adaptação para 3D.
O X75SD pode ser otimizado com atualização, tornando-o apto para realizar conversões em HDTV, com sincronização em HD. Na aquisição, o usuário recebe a garantia do pacote de atualização do sistema de configuração.
O monitoramento remoto é outra função do X75SD. Ele pode, inclusive, receber um módulo de monitoramento de streaming em MPEG-4, que gera a possibilidade de stream por meio do protocolo de Internet (IP).
Com relação ao áudio, a ferramenta tem a capacidade para melhorar o processamento, melhorando o áudio, conforme as necessidades atuais dos broadcasters. Existem duas opções para o completo processamento e sincronização de áudio, que pode ser feito em oito ou 16 canais. O X75SD recebeu o prêmio “AIM NAB 2005”, na categoria inovação em mídia.

Fabricante: Leitch
Internet: www.leitch.com

Revista da SET