Notícias CBC

CBC
CBC
Por Thiago Aguiar Soares

As atividades do Grupo Relator de Radiocomunicações 6 (GRR 6), parte integrante da Comissão Brasileira de Comunicações 2 (CBC2) da Anatel, já estão em andamento. O objetivo para este ano é dar continuidade aos trabalhos realizados em 2010 e otimizar a participação do Brasil nos diversos foros internacionais, em que são tratados importantes temas para a radiodifusão. Foram planejados quatro encontros, sendo que um deles já foi realizado no dia 09 de fevereiro, na sede da Anatel, em Brasília. Os outros três estão previstos para os dias 05 de abril, 29 de junho e 19 de outubro.

As datas foram definidas em conformidade com as reuniões dos grupos responsáveis pela discussão de assuntos sobre radiodifusão da União Internacional de Telecomunicações (UIT), da Comissão Interamericana de Comunicações (CITEL) e do Subgrupo de Trabalho nº 1 “Comunicações” do Mercosul. No quadro a seguir constam as prováveis datas dessas reuniões.

A participação ativa do GRR 6 nesses foros contribuiu para importantes conquistas da Administração Brasileira no ano de 2010. Um exemplo, destacado na edição nº 118 da revista da SET, foi a conclusão do ciclo de normalização internacional do GINGA na UIT. Outro resultado relevante, alcançado durante as reuniões do Mercosul, foi o avanço nas discussões dos parâmetros técnicos para a coordenação em zonas de fronteira de emissoras de TV na faixa de UHF, tanto analógicas como digitais. Este tema ganhou maior importância com a adoção do sistema nipo-brasileiro de TV Digital por todos os países do bloco. Já na CITEL, além dos trabalhos do Brasil para a elaboração do Guia de Implementação de TV Digital, destacase a participação nas discussões sobre o “Dividendo Digital”, o uso da faixa de 700 MHz e dos espaços em branco dentro do espectro de TV (os “White Spaces”), temas de grande interesse para a radiodifusão, que terão cada vez mais ênfase nos próximos anos.

Diversos outros assuntos serão abordados no ano de 2011, os quais serão acompanhados de perto pelo GRR 6. Para mais informações, acesse o site da Anatel: www.anatel.gov.br, na aba “Conheça a Anatel”, link “Comissões Brasileiras de Comunicações (CBCs)”. A participação nas diversas CBCs da Anatel é aberta a profissionais, empresas e instituições com interesses nas áreas de telecomunicações, radiocomunicações e radiodifusão.

Thiago é especialista em regulação da Anatel e líder do GRR 6 – Radiodifusão – CBC2. Email:[email protected]