NAB 2010 – Evento endossa a era da tecnologia 3D

Maior evento do setor de radiodifusão do mundo, a NAB Show 2010 acontece entre os dias 10 a 15 de abril e apresentará série de inovações e tendências sobre Estereocopia 3D, tecnologias de Produção digital e Programação não-ficcional. O Brasil tem tudo para confirmar uma participação histórica, já que até o fechamento desta edição tinha na SET a liderança que maior número de delegados inscreveu em todo o mundo (veja Inside SET) e também porque o Pavilhão Brasil, promovido pelo Sindvel, já tinha confirmadas a participação de 13 empresas expositoras, entre as quais, Ativa Soluções; Ideal Antenas; Inatel; Intertvix (Century); Linear; RF Telavo; STB; Screen Service; Tecsys; Teletronix; TQTVD; TSDA e Transtel, sendo que ainda havia outras sete vagas em aberto.

Feira e conferências
A tônica da NAB Show concentra-se na feira, que movimenta uma importância em negociações estimada de US$ 30 milhões. Mas também ocorrem as conferências, com ênfase em temas como Gerenciamento e Engenharia de Broadcasting, Multimídia e Cinema digital. Há mais de 80 anos a NAB reúne todos os elementos de tecnologia de televisão, rádio e cinema, produção e pós-produção de filmes e vídeos, áudio, novas mídias eletrônicas, internet, streaming, banda larga, serviços sem fio, via satélite e Telecomunicações.
No primeiro dia do evento, o destaque fica para os entretenimentos tridimencionais, Live Action, conversão 2D para 3D e animações. E também a participação da emissora de esportes ESPN, com recursos para produção e exibição de programação desportiva em 3D. No segundo dia de exposições, o público encontrará um universo disponível à produção de filmes, com as mais avançadas tecnologias em câmera HD e demais recursos. Aguarda-se a presença maciça de diretores e produtores de cinema. No último dia, entram em cena os mais recentes recursos de programações do mercado, com sistemas responsáveis pelos maiores índices de audiência em todo o mundo.

Norma 3d
Para o vice-presidente da SET, Olimpio José Franco, a NAB Show é um ambiente para atualizações de conhecimentos, oportunidade ideal para realizar novos contatos e reencontrar amigos. “Creio que este ano a ênfase da feira e congresso se dará em torno de tecnologias e esforços que estão em andamentos para busca de uma norma internacional de TV em 3D. Além disso, sempre existem lançamentos de soluções de software e hardware para as etapas de captação, produção, distribuição e transmissão”.
A crise econômica do ano passado resultou na queda de renovações tecnológicas, na opinião do diretor de Tecnologia da SET, Raymundo Barros. Mas acredita que a NAB Show 2010 será mais animada em relação à edição anterior. “A grande vedete da NAB será a cadeia de valores que surge com a tecnologia 3D. No evento, poderemos observar novos protótipos tridimensionais, desde captação até transmissão de novos codecs”. Barros lembra que outros temas que devem figurar na NAB são a conectividade para televisores e o uso do espectro radioelétrico para modelos analógicos.“Com o desligamento do sinal analógico em 2016, o espaço ocupado pela frequência analógica será disputado por grandes players globais”.

*raphael é repórter da revista da Set – raphael@ embrasec.com.br

Revista da SET
 ANO XXI – N.113 – MAR/ABR 2010