Instituições acadêmicas poderão participar de reuniões da UIT

CBC

A União Internacional de Telecomunicações (UIT), sediada em Genebra, na Suíça, está admitindo a participação de universidades e centros de pesquisas a elas relacionadas nas Comissões de Estudo da instituição.

Com a ação, as instituições acadêmicas podem participar do processo de produção de conhecimento e da definição de padrões de telecomunicações e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em nível global. A UIT espera que a participação de representantes da comunidade acadêmica e científica introduza novos pontos de vista às reuniões da instituição. Atualmente, os delegados que participam dessas reuniões são, em sua grande maioria, representantes de governos e do setor privado dos Estados membros.

A participação acadêmica na UIT foi regulamentada pela a Resolução 169, aprovada na Conferência de Plenipotenciários 2010 (PP-10) em outubro de 2010. Esse documento cria uma nova classe de membros, denominada “Membros acadêmicos” e determina que:

O Setor acadêmico, as universidades e os Centros de Pesquisa a elas relacionados podem participar das reuniões dos Grupos de Estudo dos três setores da UIT: Radiocomunicações (UIT-R), Normalização de Telecomunicações (UIT-T) e Desenvolvimento das Telecomunicações (UIT-D).

A participação da instituição está sujeita a: • Contribuição anual, em adiantado, de 3.975,00 francos suíços (equivalente a 7 mil reais) se pertencer a um país desenvolvido;
• Contribuição anual, em adiantado, de 1.987,50 francos suíços (equivalente a 3,5 mil reais) se pertencer a um país em desenvolvimento;
• Apoio explícito do governo do Estado membro de onde provêm;
• Preencher o formulário disponível na página da UIT na internet (http://www.itu.int/members/academia/index.html)

Estas instituições têm o direito de apresentar documentos e participar ativamente das discussões, porém não têm direito de propor Resoluções ou Recomendações, nem de participar das votações e deliberações de tomada de decisão. No último dia 14 de janeiro, a UIT admitiu as 12 primeiras instituições que participarão das atividades de seus grupos de trabalho.

Para maiores detalhes sobre a Resolução 169 (Guadalajara, 2010) referente à admissão de universidades e centros de pesquisas nos trabalhos da União Internacional de Telecomunicações (UIT), entrar em contato com a Assessoria Internacional da Anatel ([email protected])

Fonte: http://www.anatel.gov.br/Portal/exibir- PortalNoticias.do?acao=carregaNoticia&codigo=21971