Encontros Regionais geram conhecimento e oportunidade

ENCONTROS REGIONAIS GERAM CONHECIMENTO E OPORTUNIDADE
* Adriana Ferreira

O SET Regional é um Ciclo de Eventos promovido pela Sociedade de Engenharia de Televisão com o objetivo de apresentar as principais inovações tecnológicas para o segmento de radiodifusão. O seminário é realizado anualmente nas cinco regiões do país – nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Manaus e Brasília.

Considerado um dos mais importantes eventos do setor, pela qualificação de público (são mais de 150 profissionais qualificados e formadores de opinião por Regional) e pelo alto nível e importância de temas abordados, o encontro também possibilita a geração de negócios.

Em março ocorreu o SET Regional Sudeste, em Belo Horizonte (MG), passaram por lá quase cem profissionais que buscavam renovar seus conhecimentos. Entre painéis, tutoriais e palestras, foram vinte apresentações que abordaram a convergência de mídias digitais, visando a integração de negócios. Inúmeros temas foram debatidos: radiodifusão digital, tecnologia HDV, vídeo sobre IP, sistemas de áudio digital. Formatos tapeless, tecnologias de transmissão de TV, Interatividade, dentre outros.

Há quase dois anos na função de diretor regional da SET Sudeste, Geraldo Cardoso de Melo foi o responsável pela organização do evento. Em sua opinião, a edição deste ano foi muito boa. “Tivemos duas palestras que eu destacaria que trataram de áudio, não é muito comum em televisão tratar de áudio, e elas despertaram um interesse muito grande dos participantes”.

Para ele, o encontro é importante porque muitos profissionais não têm a oportunidade de participar do evento nacional. “A promoção dos regionais viabiliza a participação das pessoas na localidade”.

O seminário promovido pela SET é onde a radiodifusão mineira tem buscado a atualização de seus conhecimentos, especialmente no que diz respeito à digitalização. Não existe uma escola de formação para esse segmento, os profissionais têm de ser treinados pelas emissoras. A SET atua suprindo essa lacuna e ajudando as emissoras nessa missão. A entidade tem um contato muito próximo com as escolas e com a cadeia produtiva e é uma fonte muito grande para a área de engenharia de televisão.

Marco Polo é engenheiro autônomo e participou de todas as edições do SET Sudeste. Ele diz que este é um “evento inteligente”. “Isto porque sua programação é rápida e focada nas necessidades do momento, os assuntos abordados nesta última edição foram completos dentro do que se propuseram, com abordagem bastante didática”, elogia. E emenda. “Dos temas, gostei mais das palestras que se referem à digitalização e estúdio”.

O engenheiro observa que há pouca freqüência nesse tipo de evento e atribui isto a “falta de divulgação e acesso à informação dos pro- fissionais do setor”. E reforça sua aprovação à qualidade do seminário da SET. “Participo dos eventos da SET para atualizar os conhecimentos, e acredito que quem comparece uma vez, não perde a edição seguinte.”

Gustavo de Oliveira, engenheiro eletrônico, que trabalha em Betim na produção de equipamentos eletrônicos e participou do SET Sudeste pela segunda vez, concorda com os depoimentos de Marco Polo e acrescenta: “achei muito interessante principalmente pela questão dos mini-cursos, que atenderam muito bem às minhas expectativas”. Oliveira diz que gostou bastante do conteúdo apresentado pelo Inatel “eles têm uma visão ampla sobre o sistema de TV digital e seu funcionamento”. Ele também elogia o curso sobre middleware, em que foram abordadas as funcionalidades do Ginga NCL e do JAVA.

A SET promoveu mudanças na grade dos cursos e o engenheiro aprovou. “Eu vi que esse ano teve um número maior de palestras com foco na transmissão de conhecimento”. Ele sugere que no próximo ano a SET mantenha a mesma quantidade de palestras ou aumente, afinal, quanto mais, melhor.

Para obter mais informações sobre os eventos regionais da SET, entre no site da entidade. www.set.com.br
Revista da SET – ANO XXI – N.114 – MAI/JUN 2010

*Adriana Ferreira é editora da Revista da SET – email: [email protected]