Em dia

EM DIA
Espanha lança TV digital em celulares
Uma parceria entre as empresas espanholas Albertis Telecom, Nokia e Telefonica Moviles Espana resultará em um experimento que oferecerá TV digital móvel, programado para acontecer entre os meses de setembro de 2005 a janeiro de 2006 – quando Barcelona sediará o principal evento do setor, o GSM Global Congress 2006. O projeto, pioneiro no país, usará a tecnologia DVB-H (Digital Vídeo Broadcasting-Handheld) como padrão de transmissão. Segundo as empresas, mais de 500 pessoas poderão assistir TV em alta definição nos celulares smart phones Nokia 7710, equipados com anexo para captura de sinal de TV. Os canais oferecidos serão Antena 3, Sogecable, Telecinco, Telemadrid, TVE e TV3. O aparelho, com tela touch-screen de 640×320 pixels, conta com som estéreo e permite ao usuário participar dos serviços de interatividade oferecidos pelos programas.

Harris Corporation introduz sistema digital à ULBRA
A Harris Corporation anunciou a venda e instalação de um estúdio digital para o link de transmissão da Universidade Luterana Brasileira (ULBRA). O link fornece à instituição uma rede de áudio bi-direcional, dados e vídeos entre os estúdios e o local de transmissão. Isso significa que agora é possível transportar o áudio e vídeo digitalmente de dentro da rede, enviando imagens com melhor qualidade para seus telespectadores. Como parte do aperfeiçoamento que vêm fazendo, a Universidade também implementou o sistema de controle remoto e gerenciamento das instalações, o que permite ao pessoal da área controlar remotamente por IP diversos equipamentos de transmissão.

Celular com rádio faz sucesso no Japão
Mais de 3 milhões de aparelhos celulares com receptores de rádio FM embutidos já foram vendidos pela operadora japonesa KDDI. Como utiliza a infra-estrutura de radiodifusão, a transmissão não é cobrada do usuário. O uso de um software pré-instalado nos aparelhos, possibilita ao cliente receber informações da programação da emissora e até mesmo comprar ringtones, wallpapers e músicas completas. O EZ-FM, como é conhecido, foi lançado em 2003 pela Nano Media, que mantém acordo com 53 estações de rádio do Japão, para que estas lhe repassem suas programações diárias. Para ter acesso ao serviço é preciso uma assinatura mensal de 200 ienes – aproximadamente US$ 2,00, disponível para quase 20 modelos de celulares do tipo 1xRTT e 1xEV-DO.

VoIP chega ao UOL
Em comemoração aos seus nove anos, o UOL lança um serviço inédito para seus assinantes, o UOL Fone, produto que permite aos internautas fazerem ligações pela Internet, através do uso da tecnologia voz sobre IP (VoIP). Com o UOL Fone, é possível fazer ligações para telefones fixos e celulares no Brasil e no exterior, com tarifas mais baratas que as convencionais cobradas pelas operadoras, além de seus valores serem os mesmos em qualquer horário. Para utilizar o serviço, basta entrar na página www.uol.com.br/fone, digitar seu login e senha, criar uma conta e comprar o número de créditos que deseja utilizar. Depois, e só baixar o programa e fazer as ligações.

ITU aprova Polycom Siren14 como novo padrão internacional
A União Internacional de Telecomunicações (ITU) aprovou a tecnologia Siren14™ da Polycom, provedora e líder mundial de comunicações colaborativas unificadas, como um novo padrão de codificação de áudio de 14 kHz com banda super larga e, agora, a aprovação vai para a “última chamada” como ITU-T Recommendation G.722.1 Annex C. A tecnologia, oferecida com termos de licenciamento sem royalty, proporciona áudio com qualidade similar à de CD para uma melhor clareza e menos cansaço para o ouvinte com aplicações tipo vídeo conferência. A tecnologia Siren14 requer menos potência computacional e largura de banda que as tecnologias alternativas de áudio e banda larga como as MPEG4 AAC-LD, e ACC+ e AMR-WB+. Esta é a segunda tecnologia de codificação de áudio da Polycom a ser aprovada como padrão, depois da Siren7 (G.722.1), que atualmente está licenciada a companhias como Aethra, Marconi, Microsoft, Mitsubishi, Radvision, VCON, entre outras.

Sistema avançado de comunicação para o controle de tráfego
A Secretaria Municipal de Transportes, em São Paulo, irá implantar um sistema pioneiro de comunicação para agilizar a interação entre as unidades de Transporte Público da Cidade (SPTRANS), o Departamento de Transporte Público (DTP), o Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O órgão fechou contrato com a Siemens, a VIVO e a Sisgraph para o fornecimento da solução de engenharia de comunicação que deverá ser instalada em até dois meses; modernizando o atual sistema de gerenciamento e controle do tráfego. A comunicação via rádio (UHF) será substituída por equipamentos que potencializam a produtividade e garantem informações confiáveis para análise e processamento. Agentes de trânsito passam a utilizar equipamentos multifuncionais como computadores de bolso PDA, celulares, aparelhos PTT (push to talk – aperte para falar), integrados por software que gerencia ocorrências, armazena dados e automatiza os despachos. O sistema permite a transmissão em tempo real de voz, dados e imagens. Em breve, planeja-se integrar ao sistema os formulários de multas, rodízio, veículos roubados, cadastro fotográfico, documentação irregular e auxílio guincho. Espera-se reduzir em 20% as atuais despesas em comunicação com a inovação da tecnologia.

Banda larga brasileira pode atingir US$ 2,7 até 2010
Devido a crescente demanda, maior cobertura tecnológica, serviços com menores custos e uma variedade de produtos, o mercado brasileiro de banda larga cresceu, em 2004, 80% em relação ao total obtido no ano anterior, atingindo US$ 884 milhões, de acordo com o estudo da consultoria Frost & Sullivan. A previsão é que o setor cresça 17,4% ao ano e alcance US$ 2,7 bilhões em 2010, motivado pelo aumento no número de assinantes.

Rede TV! digitaliza seus arquivos
Como parte das comemorações de seis anos da RedeTV!, a emissora concluiu, em agosto, um projeto para digitalizar todo o material produzido desde seu início, em 1999. As vantagens da digitalização já podem ser conferidas pelo telespectador, principalmente nos programas ao vivo: toda e qualquer imagem pode ser localizada e exibida em tempo real, sem necessidade de edição ou busca detalhada em arquivo.

Rússia pretende criar um canal internacional de notícias
A imprensa russa anunciou a intenção do país em criar um canal de notícias em inglês destinado ao exterior, que visa melhorar sua imagem tida como negativa perante o mundo. Idealizada por Mijail Lessine, ex-ministro da informação, e Alexei Gromov, chefe do serviço de imprensa do Kremlin, a Russia Today (RTTV) deve iniciar suas transmissões até o final do ano, conforme nota publicada no jornal Vedomosti. As imagens serão transmitidas via satélite para a Europa, Estados Unidos, países asiáticos e a Comunidade de Estados Independentes (CEI), que reúne 12 ex-repúblicas soviéticas.

NET Digital oferece Canal Internacional de notícias
Os assinantes da NET Digital poderão conferir o primeiro canal de notícias internacional em português oferecido pela operadora de TV a cabo. Trata-se da BBC Brasil, canal que produz boletins informativos diários com análises dos fatos do dia transmitidos pelas rádios Globo e CBN, bem como programas especiais de arte e entretenimento. Confira os principais destaques da programação: O Mundo Hoje (programa jornalístico, com notícias internacionais sobre economia, política, esportes, cultura, ciência e comportamento), BBC Internacional (principais acontecimentos do mundo), Café Europa (artes e entretenimento) e Som de Londres (panorama da cena pop britânica, apresenta lançamentos e novidades).

Usuários de Internet assistem menos TV
A Forrester Research entrevistou mais de 69 mil residentes dos Estados Unidos e Canadá. Os resultados demonstraram que os internautas com conexão de banda larga em suas casas assistem, semanalmente, duas horas a menos de televisão do que aqueles que não navegam na rede. Por semana, os usuários de conexão discada deixam de ver uma hora e meia de TV. Nos próximos anos, a queda na audiência deve ser ainda maior. Isso por que os usuários de banda larga devem passar de 31 milhões para 71,4 milhões até 2010, nos Estados Unidos. Um estudo do IBOPE/NetRatings, referente a abril mostrou que, neste mês, 65% dos internautas domésticos brasileiros navegaram pela web durante a faixa de horário nobre, o qual costuma ter bons índices de audiência para as emissoras de TV.

EUA pronto para migração digital
As emissoras de TV aberta dos Estados Unidos têm até 2009 como prazo final para a conversão das transmissões analógicas para sinais exclusivamente digitais. Foi pedido ao Congresso a possibilidade dos consumidores escolherem receber os novos sinais digitais diretamente ou convertidos para um padrão analógico compatível com televisores mais antigos. As leis em vigor exigem que as estações locais de TV abandonem a transmissão analógica apenas quando 85% do país for capaz de receber os novos sinais digitais. Uma das maiores preocupações em definir o prazo final é o fato de que a maioria dos norte-americanos ainda não dispõe de televisores novos ou conversores capazes de receberem os sinais digitais. Um programa de subsídios à conversão é uma possibilidade que está em debate.

Canal de televisão oferece programas na Internet
A partir de outubro, a Nippon Television Network irá vender pela Internet, programas de variedades e telenovelas, em segmentos de três a 15 minutos, no valor de cem ienes cada – o equivalente a 90 centavos de dólar. Foram investidos mais de US$ 9 milhões no projeto, que inclui alta tecnologia anti-pirataria. A Fuji Television Network, Tokyo Broadcasting System e TV Asahi, já ofereciam os mesmos serviços desde o ano passado, mas o catálogo oferecido aos internautas pela NTV trará mais de 10 mil opções.

Rede de Supermercados reduz conta telefônica com o uso do VoIP
A Supper Rissul, uma das maiores redes de supermercados do Rio Grande Sul, implantou o sistema VoIP para reduzir os gastos com a conta de telefone, afinal são mais de 20 filiais em todo o estado. Usando o sistema em apenas sete meses, projetam uma economia de 55% até o final do ano. A solução foi implantada usando equipamentos Furukawa, conectados às centrais telefônicas instaladas em cada uma das lojas. Segundo o responsável pela área de TI da empresa, Cleber Cappellari, os resultados superaram as expectativas.

Próxima geração de transmissões DVB
Um consórcio de pesquisas liderado pela Nera foi escolhido pela Agência Espacial Européia (ESA) para garantir que as redes DVB-RCS (Digital Video Broadcasting – Return Channel Satellite) possam utilizar a próxima geração do padrão DVB-S2 de transmissão por satélite. A maioria das emissoras de TV via satélite utilizam equipamentos compatíveis com o DVB-S (Digital Video Broadcasting – Satellite) para os serviços de transmissão por TV. Além disso, este sistema está sendo cada vez mais utilizado para a comunicação de dados, bem como para especificar o canal de link do padrão DVB-RCS de satélites de banda larga de duas vias. A introdução da próxima geração do padrão irá tornar os sistemas DVB-RCS mais poderosos para as transmissões de tráfego IP. O consórcio é composto pela EADS Astrium, Hispasat, TurboConcept, German Aerospace Center – DLR e German Fraunhofer IIS Research Institute.

NET escolhe Motorola para oferta VoIP
A NET Serviços fechou contrato com a Motorola para a compra de uma infra-estrutura de rede que servirá de base para a oferta de serviços de voz sobre IP (VoIP) e Wireless da operadora de TV a cabo. O lançamento será feito nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Por enquanto, o acordo envolve a compra de onze unidades do CMTS (Cable Modem Termination System) Motorola BSR64000, roteador de banda larga responsável por converter o sinal de cabos coaxiais em tráfego de Internet. No futuro, existe a possibilidade da Motorola também ser o fornecedor dos terminais que serão oferecidos aos usuários finais interessados no serviço VoIP.

Tecnologia da Informação nos Jogos Olímpicos em Londres
Uma das principais consultorias mundiais em soluções de Tecnologia da Informação, a Atos Origin anunciou a extensão do contrato com o Comitê Olímpico Internacional (COI) até 2012, data da próxima Olimpíada, que acontecerá em Londres. Como parceiro mundial para os jogos, a empresa será responsável por desenvolver, funcionar e fixar os sistemas de informação para os jogos, incluindo as informações sobre equipe de funcionários, gerência, serviços médicos, entrada nos jogos e qualificação dos atletas. A Atos ainda é responsável pela difusão das informações sobre o evento na Intranet, Internet e agências de notícias, além da segurança das operações de tecnologia, da coordenação dos resultados e infra-estrutura.

Rede de drogaria lança a primeira câmera de vídeo descartável
Meio século depois da criação da câmera de vídeo em cores, chega aos Estados Unidos a primeira câmera de vídeo descartável. A rede de farmácia CVS adquiriu direitos exclusivos para vender pequenas máquinas – do tamanho de um tocador de mp3 – capazes de capturar até 20 minutos de som e imagem, segundo a Associated Press. O preço é irrisório: US$ 29,95. Como ela não possui saída para cabos, não podendo ser conectada à televisão, é necessário desembolsar mais US$ 12,99 para assistir ao conteúdo da filmagem, em formato DVD. A câmera, desenvolvida pela Pure Digital Technologies, tem apenas 3 botões: um que controla o início e o término da gravação, outro que serve para rodar o vídeo e o terceiro é o editor de imagens.

Banda larga ultra-rápida deve chegar em 2006
O acesso à Internet banda larga via cabos de TV por assinatura pode atingir velocidade de 100 megabits por segundo, já no ano que vem. A taxa é 50 vezes mais rápida que a média oferecida atualmente. A Teleste, fabricante finlandesa de equipamentos de banda larga, informou que, no próximo ano, irá lançar no mercado o Ethernet to the Home, produto que dará aos consumidores velocidades de 100 megabits por segundo. Para acelerar a velocidade de transmissão, a Teleste está inserindo tecnologia ethernet em infra-estrutura de TV a cabo. Pekka Rissanen, executivo da companhia, acredita que o custo para conectar um domicílio a nova tecnologia pode variar de 50 a 200 euros, algo em torno de US$ 60 a US$ 241.

TVs de Plasma são as mais cobiçadas
A LG Electronics anuncia o relatório da empresa de pesquisa IDC sobre tendência de compra de televisores. Analisando o relatório, nota-se que os consumidores norte-americanos preferem comprar TVs HD de grande porte e estão dispostos a gastar uma quantia significativa mesmo que não dominem suas terminologias e opções. Como produto ideal, os consumidores querem TVs HD de tela plana de 42 polegadas, produzidas por grandes fabricantes de eletrônicos e comercializadas em lojas do varejo. Os dados foram baseados numa recente pesquisa feita pela Internet com 1.200 consumidores, que pensam em adquirir uma TV num futuro próximo – a idade média dos pesquisados era 47 anos, 64% deles eram do sexo masculino e 36% mulheres. Além disso, a renda média era US$110.000,00 por ano, e a média de filhos abaixo de 18 anos na residência era de 1.8. O item mais cobiçado foi a tela plana (FDP), ou seja, TV de plasma e LCD (59%). O tamanho médio preferido foi quase que exatamente 42’’ – que beneficia as TVs de plasma e projeção. Para atender as necessidades dos consumidores, a LG está oferecendo uma nova linha de TVs de plasma: a série PY1 42’’ e a série PX4 42’’, que oferece a melhor qualidade em sua categoria e vem com a tecnologia de imagem film filter e a melhor razão de contraste do mundo, 10.000:1.

Revista da SET