A crise não tira o ânimo dos expositores

NAB 2009 – Expositores
*Roberto Perrone
Revista da SET – ed. 107

Os expositores brasileiros poderiam estar apreensivos com relação à participação na NAB 2009. Afinal, os efeitos da crise financeira mundial foram sentidos notadamente no que diz respeito ao número de participantes. Porém, o que se viu foi a manutenção da qualidade do evento, que acabou atraindo gente realmente interessada em fazer negócios.

“A NAB 2009 atendeu nosso principal objetivo de apresentar para emissoras de TV da América Latina, Ásia, Europa e Estados Unidos os equipamentos multiplexadores e geradores de sinais de TV digital da EITV, 100% compatíveis com o padrão nipo-brasileiro ISDB-TB e já utilizados por cerca de 50 emissoras geradoras e retransmissoras no Brasil. Com a iminente adoção do padrão nipo-brasileiro por outros países da América Latina, temos a expectativa de gerar negócios da ordem de US$ 3 milhões para o mercado externo nos próximos 15 meses.”
Rodrigo Cascão Araújo – EITV Entretenimento e Interatividade para TV digital

“Ampliando cada vez mais a presença na NAB, este ano a Linear teve três estandes. Em todos, o número de visitantes foi menor que no passado, porém o nível das visitas e perguntas mais alto. Por se tratar de feira nos EUA, o estande maior foi dedicado a nossa operação Linear-EUA. Comprovamos o crescimento da nossa presença nos EUA, Canadá e México. Foram muitos visitantes dos três países, entabulamos muitas negociações e fechamos duas ótimas vendas com radiodifusores mexicanos. Nos outros dois, recebemos os brasileiros, apresentando as modernas e confiáveis soluções da Linear. Aos hermanos latinos apresentamos as grandes vantagens do ISDB. No dia seguinte à adoção do ISDB pelo Peru, a Linear vendeu para este país o primeiro sistema completo de microondas e transmissor, assim como entabulou outras duas negociações.”
Carlos Fructuoso – Linear

“Para a TSDA, foi muito importante a participação na NAB 2009, pois a feira representa a maior oportunidade de apresentação dos produtos para os clientes de radiodifusão do mercado latino-americano. A empresa iniciou as exportações de seus produtos no segundo semestre de 2007 e já está atuando nos mercados da América do Sul. Durante a feira, contatos e prospecção de negócios foram realizados com clientes da América Central e México, que ficaram impressionados com a capacidade da industria brasileira em produzir tecnologia. Mesmo com todo temor em torno da crise mundial os resultados obtidos foram muito bons e a empresa espera neste ano de 2009 aumentar as suas exportações para o mercado americano. Com relação ao mercado brasileiro muitos radiodifusores estiveram presentes em nosso estandes, o que mostrou a força do mercado brasileiro de radiodifusão. É importante ressaltar também o apoio obtido através da APEX/Sindvel para a organização e participação das empresas brasileiras no evento.”
Ulisses Barreto – TSDA

“Apesar de a NAB ter um menor número de visitantes este ano, constatamos que, no estande da Rohde&Schwarz, houve um número maior de visitantes da América Latina, principalmente do Brasil. Para nós do Brasil, o evento deste ano foi melhor que o do ano passado, pois recebemos mais visitas de decisores, fechamos alguns negócios e iniciamos muitos outros. O lançamento do Analisador de TV, modelo ETL, para o padrão brasileiro, com análise tanto de RF como de MPEG-2/H.264, foi um sucesso. Acredito que o evento seja importante, no próximo ano, para os clientes de vários países da América Latina que devem adotar, em breve, algum padrão de TV digital. Portanto, deveremos participar no próximo ano também. ”
Marco Antonio de Souza Pinto
Rohde & Schwarz do Brasil

“Desde o segundo semestre de 2008, a RFS vem trabalhando na direção dos mercados de média e baixa potência com o intuito de agregar a qualidade da empresa a todos os nichos do mercado de radiodifusão, tendo em vista sua liderança na implantação de sistemas de grande porte nas principais emissoras e cidades do Brasil. A NAB 2009 foi uma excelente oportunidade para divulgar novos produtos, como os combinadores de baixa potência, patch panels motorizados com monitoramento remoto, e o inovador painel PCP de polarização circular e antenas para Gap-fillers e TV móvel. Após apresentação das soluções no seminário do SET e Trinta, recebemos diversos comentários sobre o interesse nesta linha de produtos. A RFS recebeu em seu estande na NAB um público geral 20% menor que no ano passado, mas acreditamos que o número de executivos e gerentes técnicos responsáveis pelas decisões nas emissoras se manteve. Notamos também um crescimento do público de países da América Latina, mostrando o crescente interesse na implantação da TV digital na região. Realizamos reuniões importantes com executivos de diversas empresas, emissoras, afiliadas de vários países além do Brasil: México, Peru, Colômbia, Argentina, Chile, Porto Rico, Panamá, entre outros. A NAB atendeu às nossas expectativas especialmente para a geração de negócios na nossa unidade latinoamericana, cuja sede se encontra no Brasil (cidade de Embu – São Paulo).”
Solange Almeida – RFS – Radio Frequency Systems

“A Sony Brasil, como todos os anos teve, no domingo, seu seminário apresentando os lançamentos durante a NAB 2009, com a participação de 200 clientes e parceiros brasileiros. Durante o SET e Trinta realizamos o seminário sobre a tecnologia 3D e mostramos como a Sony com seus produtos está inovando nesse segmento. Durante os dias da feira estimamos uma delegação em torno de mil brasileiros, onde os principais clientes estiveram presentes, recebendo nossos principais lançamentos em termos de câmeras para estúdio, monitores, switchers e solução para aplicações de jornalismo e produção. Muitos projetos foram discutidos com grande projeção de investimentos para o ano de 2009.”
Luis Fabichak – Sony Brasil

*Editor da revista da SET