Carta ao leitor

Agora sim. Todas as regiões do País já têm cidades recebendo sinal digital de TV. Nossa matéria desta edição traz uma nova série de emissoras que colocaram seu sinal no ar, algumas há alguns meses, e mostra o processo de cada uma para superar os desafios técnicos e operacionais para obter um bom resultado nos sistemas de transmissão, desde o seu dimensionamento até colocar a estação efetivamente no ar, bem como na produção de conteúdo.

Por falar em vencer etapas, a da interatividade na TV digital está sendo vencida e as previsões são de que certamente para a Copa do Mundo de 2010 teremos aparelhos com o Ginga. É o que garante nosso diretor de Interatividade, David Britto, que na entrevista dessa edição avalia que os radiodifusores têm feito a lição de casa. Para ele, a TV digital oferece uma interatividade que na internet não tem.

Mas se a TV digital já programa até a interatividade, o Rádio digital parece ainda patinar na indecisão. Por isso mesmo nosso diretor de rádio Ronald Barbosa em seu artigo dessa edição, com o título de “Medo Paralisante”, avalia que a falta de decisões vai atrasar em décadas a implantação do Rádio digital no país.

Nosso colega Alberto Paduan publica a terceira parte da série “Sistema de TV de Ultra-Alta Definição, agora com foco no “Vídeo do Super Hi-Vision”, sistema no qual alémde câmeras, gravadores e processadores de sinais em geral, também devem ser acrescentados os projetores, uma vez que o SHV exibe imagens projetadas numa tela. E explica todo o funcionamento do sistema.

Guido Lemos, por sua vez, esteve presente no IBC e conta o que vai estar em nossa sala de estar nos próximos anos. Isso porque, espaço exclusivo da TV, a sala de estar começa agora a ser também ocupado, de forma complementar, por outros serviços como vídeo sob demanda e aplicações interativas.

O leitor poderá acompanhar o que aconteceu no Futurecom, um dos maiores eventos em negócios de telecomunicações da América Latina, realizado entre os dias 13 e 16 de outubro, onde o sistema brasileiro para transmissão digital, ISDB-TB esteve presente nas discussões. O secretário de Telecomunicações Roberto Pinto Martins falou sobre as expectativas do Ministério quanto a levar o padrão brasileiro para países vizinhos.

A AIR Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) se reuniu em setembro, em Brasília, com a presença de representantes de diversos países, onde o padrão de TV digital foi um dos temas discutidos.

Em CBC, o engenheiro Elmano nos conta da próxima Reunião da Comissão Temática de Radiodifusão do Subgrupo de Trabalho de Mercosul a ser realizada em Montevidéu, Uruguai, entre os dias 23 e 25 de novembro, que vai, entre outrossim discutir critérios para a operação da televisão digital nas regiões de fronteira.

Em Inside SET, o leitor poderá acompanhar as perspectivas da SET para o próximo ano, e o que aconteceu no SET NORTE, tradicional evento regional realizado em Manaus em parceira com a Rede Amazônica, vejam também no site da SET mais detalhes deste evento, fotos, palestras e o depoimento de participantes.

Valderez de Almeida Donzelli
Diretora editorial
[email protected]

Revista da SET – ANO XXI – N.110 – OUT/NOV – 2009