Carta ao leitor

Esta edição da Revista da SET tem importantes informações sobre o processo de digitalização da TV no Brasil. A matéria sobre a TV Bahia e a TV Paranaense mostra que a TV Digital está se popularizando a passos rápidos entre os brasileiros. A matéria conta também quais foram os principais cuidados tomados pelas geradoras paranaense e baiana a fim de garantir a qualidade técnica das transmissões e dá alguns conselhos e dicas para profissionais.

Nosso entrevistado é o eng. Raymundo Barros, diretor de tecnologia da SET. Em duas páginas, Raymundo fala da disseminação de tecnologias como algo necessário à convergência de plataformas, multiplataformas e à evolução do HDTV. Raymundo relata, ainda, as melhores práticas da TV Digital, o gerenciamento dos serviços auxiliares de radiodifusão e os esforços que serão cada vez mais demandados dos grupos temáticos da SET para equalizar ameaças ao espectro radioelétrico. Tema muito discutido quanto à obrigatoriedade, questão social e condições técnicas e econômicas de operação que envolve, a reportagem sobre acessibilidade mostra como é complexa a questão da áudio-descrição e como esse serviço impactará os investimentos das redes.

Como opção de transporte de sinais para alimentação das redes de televisão e para intercâmbio de programação, a reportagem sobre o HDSat descreve os caminhos técnicos e o empenho das emissoras Band e Rede TV!, contando com a parceria da Universidade Mackenzie e da empresa Speed Cast para desenvolver e adequar o sistema ao padrão de TV Digital brasileiro.

O quarto tutorial do Fórum de TV Digital apresenta o tema Multiplexador para o Sistema Brasileiro de TV Digital, e mostra a importância e a necessidade da padronização de tabelas do multiplexador para a compatibilidade entre os receptores.

Em continuação ao tema Rádio Digital, o diretor de Rádio da SET, eng. Ronald Barbosa, apresenta o segundo capítulo da série sobre os testes coordenados pela ABERT, falando sobre os procedimentos para Avaliação do Sistema de Rádio Digital IBOC .

Ao contrário das redes privadas, a Rede Legislativa optou pela TV Digital com multiprogramação. A reportagem sobre a TV Câmara conta a sua inauguração em São Paulo, o planejamento de sua rede nacional, a parceria com a TV Assembléia, com a TV Cultura e com a Universidade Mackenzie para solidificar suas transmissões.

Acompanhe as atividades da SET e de sua diretoria na seção INSIDE SET. Veja as reuniões de nosso vice-presidente em Miami e Buenos Aires para defender o padrão brasileiro. Veja também o que aconteceu no SET Nordeste 2008, na segunda reunião de Diretoria da SET e na presença da SET na Futurecom.

Algumas das novidades de serviços e tecnologias estão apresentadas na seção One Seg. Entre elas, a notícia da Consulta Pública para a faixa de radiofreqüência entre 3.400 e 3.600 MHz, os testes a caminho do Long Term Evolution (LTE) e do WIMAX e a transmissão holográfica ao vivo nas eleições americanas.

Boa leitura!

Valderez de Almeida Donzelli
Diretora editorial
[email protected]