Carta ao leitor

CARTA AO LEITOR

A edição 117 traz a cobertura do Congresso SET 2010, que em sua 23O edição movimentou os profissionais do setor para participarem das palestras e discutirem temas de grande relevância neste momento impar que a radiodifusão brasileira vive. O evento contou também com a realização do primeiro seminário internacional desenhado especificamente para os países que adotaram e que estudam o nosso sistema de TV digital. Uma boa novidade no evento deste ano foram as publicações no site da SET das palestras atualizadas assim que eram realizadas e as entrevistas em vídeo.

Entre as criações da SET para este ano contamos com o lançamento do Concurso de Inovação Tecnologia e do Premio SET . O Concurso de Inovação é um novo espaço de aproximação da SET com o meio acadêmico e com os novos empreendedores. Com o tema voltado a interatividade o publico foi bastante participativo e a escolha dos vencedores foi por votação aberta. O Premio SET, entregue durante o coquetel de boas vindas, possui sete categorias e os vencedores foram escolhidos através de votação realizadas pelo site da SET.

A exposição de equipamentos Broadcast & Cable, que acontece em conjunto com o congresso da SET, mostrou em 2010 uma excelente diversidade de empresas e produtos nacionais e internacionais, com 169 expositores e 11.000 visitantes.

Durante do Congresso aconteceu a reunião do Fórum ISDB internacional, promovida pelo Fórum SBTVD, com a presença de representantes de países que adotaram o ISDB alem dos interessados no sistema.

O Leitor poderá acompanhar alguns dos temas tratados no congresso da SET, através dos artigos escritos especialmente para a Revista da SET pela Ana Eliza que aborda Interatividade, pelo Moacyr Venazzi sobre 3D, pelo Francisco Sergio mostrando o painel sobre Saúde e Segurança, pelo Cláudio Medeiros contando sobre a Maturidade da Interatividade e pelo Edson Geraldo sobre Interiorização da TV digital. Ronald Barbosa, diretor de Rádio da SET nos fala em seu artigo dos temas do Setor Radio, apresentados nos dois painéis um sobre Radio Digital e outro sobre Novos Modelos de Negócios.

O Eng. Ennio Jacomino apresenta a parte final do tutorial sobre Fibra Ótica, traduzido e adaptado por ele, tratando da instalação e cuidados com cabos e fibra, os cálculos para as distâncias máximas e mínimas e os testes.

O tema do caderno especial “Produção de Ponta a Ponta” é Produção e Pós Produção Áudio, escrito pelo Alexandre Dias Gomes Tauhata e pelo Antonio Celso Mazzarelli, que será apresentado em duas partes. A Parte 1, publicada nesta edição, aborda desde a concepção de um programa em função dos recursos disponíveis, o workflow, a topologia do sistema e especificações de equipamentos, e diversos exemplos de aplicação.

Em “Notícias da CBC – Setembro 2010” o Thiago Aguiar apresenta os resultados da XV reunião do Citel – CCP II , que trata de radiodifusão , e ocorreu no Brasil, onde foram discutidos temas de grande relevância para o setor, dentre eles o dividendo digital e o uso da faixa de 700 MHz e a das reuniões dos grupos de Trabalho da Comissão Estudos 6 da UIT-R no mês de outubro em Genebra.

Em IBC 2010, a reportagem mostra o resultado do café da manhã da SET com a participação do IBC e EBU destacando como o interesse pelo Brasil esta crescendo e o momento que vive o país devido a copa de 2014 e Olimpíadas em 2016. O Guido Lemos nos mostra os melhores pontos discutidos nos palestras e exposição do IBC 2010 referentes software , interatividade e 3D.

Finalizando esta edição em Inside SET, o leitor poderá acompanhar o fechamento do biênio 2008/2010, as alterações realizadas nos estatutos da SET e a eleição da nova diretoria, para o biênio 2010/ 2012.

Boa Leitura.

 

Valderez de Almeida Donzelli Diretora editorial – email: [email protected]