Carta ao Leitor

A edição 115 da Revista da SET tráz ao leitor a continuidade da cobertura no evento NAB 2010, que aconteceu no mês de abril na cidade de Las Vegas, apresentando os temas sobre rádio , TV móvel e banda larga.

No artigo “Plano Americano de Banda Larga: Como isso pode afetar a radiodifusão brasileira”, a Ana Eliza nos fala sobre o papel dos governos para o desenvolvimento de políticas de acesso e criação de incentivos, a proposta do FCC com o objetivo de liberar 500 MHz nos próximos 10 anos, o espectro utilizado para TV neste processo e o impacto de medidas similares no Brasil.

Em “Novos modelos de receitas para o serviço de TV móvel”, o Enio Jacomino descreve a palestra da Vimionix Moblile TV Services, que foi realizada pelo cofundador da empresa Aldo Cugnini. O tema aborda o mercado consumidor, a oportunidade de negócios, a TV móvel no formato de radiodifusão, a interatividade e o e-commerce.

O Ronald Barbosa, no artigo “Rádio – Novidades apresentadas nos produtos equipamentos e palestras” mostra aplicações como o sistema de alertas baseado em RDS e descreve a palestra “Salvando Vidas com sistemas de mensagem e alerta em base-rádio em FM”, disponível no HD Radio. Outro ponto que destaca é a apresentação do trabalho realizado pelos pesquisadores do ETRI e TTA sobre testes das tecnologias DAB, DAB+ , T-DMB Audio e HD Radio. No artigo podemos ler também os incrementos para o AM, o guia de programação, as novidades dos receptores, a infra estrutura critica e antenas.

Nosso entrevistado desta edição é o diretor de Rádio da SET, Ronald Barbosa, que nos fala sobre o desafio e as oportunidades para o rádio, as perspectivas para o sistema de rádio digital no Brasil, o reflexo entre os profissionais do setor e na indústria, o papel da SET no processo e a migração dos canais de rádio FM e AM para os canais 5 e 6 de TV.

Na continuidade do tema iluminação, o Ricardo Kaufman apresenta a parte final que trata sobre “A Cena” e aborda sobre os diferentes planos de luz, seu impacto na valorização de cada elemento de cena, o dimensionamento de intensidade para cada tipo de luz e o estúdio com LED.

O tema do caderno especial “Produção de Ponta a Ponta” é Cenografia, apresentado por dois artigos escritos pelo Keller da Veiga da TV Globo e pelo Célio Inada da TV Cultura. Estes artigos descrevem o trabalho do cenógrafo, desde da concepção do projeto cenográfico, criação até a produção, envolvendo, custo, o trabalho da equipe, o material utilizado nos cenários, as texturas , efeitos e pinturas.

Em Inside SET, apresentamos o evento SET SUL, que contou com o apoio logístico do diretor regional SUL Fernando Ferreira, que disponibilizou a transmissão do evento via satélite. Os preparativos para o congresso SET 2010, foram amplamente discutidos na reunião promovida pela presidente da SET, Liliana Nakonechnyj no dia 19 de julho que o leitor pode acompanhar nesta edição. Apresentamos também uma matéria especial em homenagem ao Prof Dantas.

Em One SEG apresentamos as delegacias do Ministério das Comunicações nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina.

Boa Leitura.

 

Valderez de Almeida Donzelli
Diretora editorial – email: [email protected]

Revista da SET – ANO XXI – N.115 – JUL/AGO 2010