Carta ao leitor

Muitos eventos marcaram o final de ano para o setor de radiodifusão brasileiro e mundial.

Em meados de novembro aconteceu a XIV Reunião do Comitê Consultivo Permanente II, da Comissão Interamericana de Telecomunicações (Citel). Segundo relata nosso colaborador Ronald Siqueira Barbosa, aconteceram várias sessões plenárias e o Brasil teve participação ativa presidindo grupos de trabalho e apresentando 17 documentos, entre os quais “O Padrão ISDB-TB de Televisão digital na América Latina”.

Na feira e congresso da Câmara Argentina de Provedores e Fabricantes de Equipamentos de Radiodifusão (Caper), em outubro, 109 expositores e mais de 400 marcas internacionais marcaram presença, sendo que o vice-presidente da SET, Olímpio Franco, apresentou experiência brasileira de implantação do No início de dezembro, empresários de radiodifusão da região Nordeste discutiram o futuro do setor no Fala Nordeste!, evento realizado pela primeira vez no estado da Bahia e que teve como tema “Regionalização: Transforme suas ideias em resultados”.

Também agora em dezembro, a Associação das Emissoras de Rádio e Televisão de São Paulo (AESP) realizou o seu 16º Congresso da Radiodifusão do Estado de São Paulo, quando discutiu a consolidação das leis de comunicação, a convergência do rádio no mundo digital e a liberdade de expressão na publicidade. Nosso entrevistado, o diretor de produção da SET e diretor de engenharia de produção da Central Globo de Produção, Nelson Faria Junior, conta que um novo referencial de qualidade de imagem está surgindo por conta da TV digital, afirmando que a qualidade dos cenários, maquiagem, figurino e iluminação tem que ser cada vez maior.

Continuamos cobrindo as TVs espalhadas pelo Brasil que vêm colocando seu sinal digital no ar, verificando que a preocupação continua sendo implantar inicialmente a operação de transmissão para estarem aptas a retransmitir a programação digital das cabeças-de-rede.

O articulista da revista e diretor de rádio da SET, Ronald Siqueira Barbosa, apresenta um status do Rádio digital no Brasil, mostrando que o governo brasileiro ainda busca uma definição para o padrão Rádio digital

Já nosso colega Alberto Deodato Seda Paduan publica a quarta parte de sua série de artigos sobre Sistema de TV de Ultra-Alta Definição, com o tema Sistemas de Codificação e Decodificação.

Registramos a reunião que o Sindvel promoveu entre associados e a Apex para a importante definição de oito mercados para a promoção dos produtos eletroeletrônicos brasileiros no exterior.

Nesta edição, temos ainda informações sobre as reuniões das CBCs, o Inside SET com o seminário SET Centro-Oeste e em One Seg informações sobre compressão de vídeo, TV de tubo e TVs de LED.

Boa leitura!

Valderez de Almeida Donzelli
Diretora editorial
[email protected]

Revista da SET – ANO XXI – N.111 – DEZ 2009