Campanha para desligamento da TV analógica começa em abril

Esta logomarca de identificação avisará aos telespectadores que aquele sinal está disponível em um determinado canal digital

Nº 149 – Março 2015

NOTICIAS

Distrito Federal será a primeira região do País a fazer a transição definitiva para o sinal digital de TV, afirma o MiniCom

Em abril de 2015 começa a contagem regressiva para o desligamento da TV analógica no Brasil. A mudança terá início pelo Distrito Federal. A partir de 3 de abril, um ano antes da implantação definitiva do sinal, os telespectadores da região começarão a ser informados sobre a transição.

O desligamento da TV analógica terá um cronograma. O Distrito Federal será a primeira região a receber exclusivamente o sinal digital, em abril de 2016. Também no próximo ano será a vez de São Paulo (maio), Minas Gerais (junho), Goiânia (agosto) e Rio de Janeiro (novembro). A implantação do sinal digital será concluída em todo o país até 2018, informa o Ministério das Comunicações. Em novembro deste ano, um projeto- piloto do desligamento será realizado na cidade de Rio Verde, em Goiás.

Logomarca de TV Analógica
Neste marco, o GIRED (Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV) determinou que será utilizada uma logomarca de identificação que deverá ser sobreposta às transmissões analógicas para avisar aos telespectadores que aquele sinal está disponível em um determinado canal digital.
Essas informações deverão ser veiculadas em um número mínimo de inserções diárias na programação das TVs: começa com 3 e vai até 18 inserções. Todas as informações deverão ser veiculadas na TV aberta, inclusive nos sinais disponibilizados por meio da TV fechada.
Esses avisos serão feitos por meio de uma logomarca com o símbolo da televisão analógica, que será exibida no canto superior direito da tela. Dois meses antes da transição definitiva para o sinal digital, haverá uma indicação com a contagem regressiva para o desligamento. Também haverá uma tarja no pé da tela de TV, que vai divulgar informações como a data do desligamento da geradora e as cidades afetadas; indicar o canal digital em que vai operar a estação; e divulgar site e telefone da central sobre o desligamento.
O GIRED é formado por representantes do governo federal, das teles e dos radiodifusorese é o responsável pela criação d a Entidade Administradora da Digitalização (EAD) para cuidar da parte operacional da digitalização. Assim, desde abril de 2015, o telespectador vai passar a contar com um site específico com informações sobre o processo de desligamento da TV analógica. Além disso, será criado um call center para tirar dúvidas da população gratuitamente Um ano antes da mudança definitiva para o sinal digital em cada localidade, avisos serão divulgados na tela da TV pelas geradoras e retransmissoras. Cada emissora terá de informar ao telespectador a data do desligamento e o canal digital em que vai passar a transmitir sua programação.

Conversor digital
Segundo o Minicom, antes do desligamento, a EAD deverá fazer uma ampla campanha de conscientização da população para estar apta a receber o sinal digital. Os aparelhos de TV mais recentes já conseguem transmitir o sinal digital. Os demais vão precisar utilizar um conversor. O governo vai distribuir conversores para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. A previsão é de que sejam repassados entre 13 e 14 milhões de conversores digitais.

• Com Minicom