Revista da SET – n.141

Ano XXIII - nº 141

Abril e Maio de 2014

EDITORIAL

Nº 141 – Abril/Maio 2014

Estabelecendo novos modelos

O mercado de tecnologia funciona em ciclos. Sobretudo quando falamos do nosso segmento de broadcast que é pautado por eventos bem específicos ao longo do ano. O principal deles, sem sombra de dúvida, é a NAB, o congresso e feira da associação americana de radiodifusores. Nele são debatidos os temas e problemáticas do mercado e demonstrado as tecnologias que aos poucos vão se tornando parte de nosso dia-a-dia profissional.
Ano passado foi o momento do ciclo de especulação, quando os profissionais e empresas trazem uma tecnologia como nova tendência, mas ainda não se consegue vislumbrar seu uso em termos reais. Foi o caso do 4K. Durante a NAB 2013 ouvimos diversas estatísticas, demonstrações e razões sobre como o UHD era o futuro do broadcast.
Já nesta edição do evento foi o momento de fecho do ciclo. Finalmente a UHD tornou-se uma realidade plausível, com fluxos de trabalho completo sendo apresentados em cada canto da feira. Nas salas do congresso, porém, já emergia a discussão daquilo que deve trazer o novo início das discussões: a migração da infra-estrutura.
Em um mundo em que o fluxo de arquivos dentro de uma emissora é intenso e em formatos cada vez mais pesados, chegando facilmente a centenas de gigabytes, é preciso repensar os modelos em que o conteúdo trafega de uma ponta a outra. Para quem está nos laboratórios de desenvolvimento das empresas a resposta para este problema já é bastante óbvia: Migrar tudo para protocolo IP.
Nesta edição da revista da SET você confere uma visão de tendências tecnológicas de tudo o que aconteceu durante este que é o maior evento do setor broadcast do mundo. Optamos por dividir nossa cobertura em duas etapas, esta primeira com um viés mais tecnológico, e em nossa próxima edição traremos tudo que foi novidade em termos de lançamentos de produtos na feira.

4K real, no ar

Já não era novidade para ninguém que seriam realizados novos testes 4K durante o Mundial FIFA, da mesma forma que aconteceu durante a Copa das Confederações. Tratam-se das primeiras experiências da produção de eventos esportivos ao vivo em UHD, como nossos leitores puderam acompanhar nas páginas desta revista ano passado.
O que é novidade porém, é que estes testes não vão se limitar somente a captação e operação das UMs. Conforme foi revelado por Fernando Bittencourt, diretor geral de Engenharia da TV Globo, a emissora pretende transmitir o sinal 4K de até três jogos via espectro para uma área controlada na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Conversamos com Bittencourt durante o evento de Las Vegas para entender melhor esta operação e os demais objetivos para o futuro do 4K. Você confere esta entrevista nesta edição.

Boa Leitura

Olímpio José Franco
Presidente da SET

SUMÁRIO

Futuro Broadcast para agora e além

Por Flávio Bonanome e Fernando Moura* Reportagem Durante o NAB 2014, o SET e Trinta trouxe especialistas de grande nome para debater os caminhos que o negócio e a tecnologia da televisão devem tomar no futuro e também quais são as transformações mais imediatas para […]

Read More

O futuro da TV no Brasil

º 141 – Abril/Maio 2014 Por Francisco Machado Filho* em Las Vegas Reportagem O que podemos aprender com o mercado broadcasting dos Estados Unidos. Estaremos a caminho de uma mudança de paradigma na TV Aberta? Muitos conhecem a história do início da televisão no Brasil. […]

Read More

Os Impactos da Segunda Tela na Social TV

Nº 141 – Abril/Maio 2014 Por Rodrigo Arnaut* Reportagem Ofenômeno “Second Screen” é um conceito inovador e muito criativo de como utilizar novas tecnologias associadas ao conteúdo da TV. São aplicativos para smartphones e tablets, que utilizam games, redes sociais, integração com e-commerce, vídeos e […]

Read More

A radiodifusão e o consumo de energia elétrica

Por Ronald Barbosa Artigo Nesta segunda parte do artigo, Ronald Barbosa detalha os índices de preços de energia, os níveis de consumo, as consequências da migração para o sistema Digital e deixa ao leitor suas considerações sobre o futuro do setor. A transmissão digital permitirá a […]

Read More

Testes da SET revelam interferências do 4G na TV Digital

Nº 141 – Abril/Maio 2014 Por Redação Informe especial A banda larga móvel 4G/LTE na faixa de frequência de 700 MHz poderá causar interferências prejudiciais em milhões de televisores, revelou estudo da Universidade Mackenzie/SET apresentado na edição anterior da Revista da SET. Nesta edição apresentamos […]

Read More