Revista da SET – n.138

Ano XXIII - nº 138

Novembro 2013

EDITORIAL
Nº 138 – Novembro 2013

Uma grande honra

Fernando Bittencourt é o tipo de profissional de broadcast que tem o respeito do mercado internacional.  O  engenheiro é membro atuante e ex-presidente da SET,  diretor geral de engenharia da Rede  Globo,  e um dos principais participantes do processo científico que levou a adoção do padrão ISDB-T no Brasil e sua expansão ao redor do mundo.

Por conta destes, e outros trabalhos, o governo japonês decidiu atribuir à Bittencourt uma das maiores honrarias destinadas a estrangeiros: a Ordem do Sol Nascente (Orderof the Rising Sun, Gold Rays with Neck Riboon). Entregue pelo ministro dos Assuntos Internos e Comunicações do Japão, a honraria é o  reconhecimento pelos inúmeros trabalhos que tornaram mais próximos o Japão do Brasil em termos de tecnologia broadcast.

Com este reconhecimento, Bittencourt se tornou o primeiro latino-americano a receber aOrder of Rising Sun na área de TI. Aproveitando o momento de destaque, a Revista da SET realizou uma entrevista com o engenheiro chefe da Rede Globo onde ele partilha sua visão sobre o futuro do broadcast,  as novas tecnologias de ultra definição e sua polêmica visão sobre o Switch-Off que ilustra a capa desta revista.

Outro destaque desta revista é a assinatura do decreto de migração das rádio AM para FM. De acordo com o documento assinado pela presidente Dilma, as mais de 1800 emissoras que operam nas frequências destinadas ao AM terão um ano para fazer a mudança, mas poderão operar em ambas as faixas por cinco anos.>

Mas o que as emissoras pensam disso?  E quais são os desafios para realizar esta migração que as emissoras enfrentarão? É economicamente  viável? Tentamos abordar esta e outras questões em nossa cobertura sobre o acontecido.

Fomento bem vindo

Em uma reportagem que realizamos na edição número 130 da Revista da SET sobre a lei 12.485, que estimula a veiculação de conteúdo produzido Brasil na TV Paga, entrevistamos Roberto D’Avila, proprietário da produtora paulista Moonshot. Na entrevista, o produtor afirmou que  “os mecanismos de financiamento não estão 100% definidos”  e que “os  canais continuam com a mesma verba para produção de dramaturgia e precisam fazer mais agora. Enquanto os mecanismos financeiros não estiverem definidos, será uma fase um pouco complicada”.

Mais de nove meses depois finalmente parece vir a resposta direto do setor governamental. Em novembro o governo de São Paulo veio a público anunciar a criação da empresa pública SPCine, cujo principal trabalho é dar incentivo a produção audiovisual na maior cidade do Brasil.

Conhecimento em qualquer lugar
Por fim, esta edição traz também a cobertura das duas últimas edições dos SET Regionais  de 2013. Com a primeira realizada em Brasília e a segunda em Manaus, estas edições são as que trazem maior carga  de “exoticidade”  ao ciclo de eventos realizado anualmente pela associação.

Em Brasília a diferenciação ocorre pela proximidade com o poder. Estando todos os órgãos regulamentadores  e governamentais na cidade, é de se esperar que o evento adquira um caráter mais político e que muitas discussões polêmicas tomem conta da bancada.  E a edição 2013 foi isso e muito mais, principalmente em um momento que se discute a questão dos 700 MHz e a legislação de Loudness.

Já Manaus   coloca em choque o conceito do próprio evento. Criado  para levar conhecimento para os grandes centros distantes do eixo Rio-São Paulo, os Regionais se deparam com um paradoxo na Região Norte, pois é na Amazônia que ocorre o evento mais distante do supracitado eixo, mas também é o lugar que abriga grande parte das instalações fabris de alta tecnologia do país, apresentando desta forma um público ao mesmo tempo ávido mas extremamente bem informado.

Boa LeituraOlímpio José Franco
Presidente da SET

SUMÁRIO

Fernando Bittencourt é condecorado pelo Império japonês

MIGRAÇÃO AM

Dilma assina decreto de migração de AM para FM

IBC 2013 – Parte II

4K vs 8K? Serão eles os formatos de
produção do futuro

RPC TV

Interferência/4G: Conselho de
Comunicação fará consulta pública

SET Regional

Nos extremos da rádiodifusão

PRODUÇÃO NACIONAL

SPCine nasce em SP

CANAL DA CIDADANIA

Um bate-papo sobre tecnologia e futuro com Marcos Lopez, presidente da Miranda Technologies.

4G/700 MHz

Anatel publica regulamento para destinação da faixa de 700 MHz

Investimentos em perspectiva

Maiores investimentos
no Brasil

NAB Proceedings

Which broadcast workflow will deliver Ultra High
Definition to the home?

SATÉLITES

Amazonas 4A a ponto de entrar em operação

UNOTEL

Novo operador de TV
por assinatura no País

ISDB-T

Filipinas adota sistema
nipo-brasileiro de TV Digital

IPTV

Sistema de IPTV com
middleware brasileiro

TV CANÇÃO NOVA

A TV Canção Nova atualiza
a sua infraestrutura broadcast

TV POR ASSINATURA

Base de clientes cresce
13% em um ano