Design de filtro passa-baixa de microfita ‘stepped impedence’ para a coexistência da transmissão de TV e sistema móvel LTE próximo a 700 Mhz

A evolução das redes móveis tem demandado mais espectro de frequências e em muitos países parte da faixa UHF anteriormente alocada para a transmissão de TV agora é utilizada para redes móveis de banda larga e é importante evitar qualquer interferência causada por sinais transmitidos em bandas adjacentes.
No Brasil e em outros países, o novo espectro está sendo atribuído às redes móveis Long Term Evolution (LTE) na faixa de 700 MHz, próxima ao espectro de freqüência usado pela transmissão de TV. Neste contexto, o artigo apresenta um filtro passa-baixa de microfita para ser usado no televisor e evitar interferências produzidas pelos sinais LTE.
O filtro proposto, Chebyshev passa-baixa de quinta ordem com ondulação de 0,01 dB e freqüência de corte em 700 MHz, foi projetado usando o método de microstrip step-impedance. Inicialmente o filtro foi simulado no simulador de onda completa Ansoft HFSS, sendo fabricado posteriormente por processo fotolitográfico em uma placa FR-4. Por fim, testamos o dispositivo utilizando analisador de redes vetoriais e os resultados medidos apresentaram boa concordância com as simulações.