Alexandre Arrabal

Há vários anos na Globo, teve participação marcante em várias inovações na televisão brasileira.
O primeiro cenário virtual (com tracking e corte de câmeras) a ir ao ar, em 1996, a apresentação dos telejornais locais a partir de estúdios panorâmicos, mostrando a cidade (o assunto do programa) foram alguns desses. Depois veio transferência do Jornal Nacional para a redação no ano 2000 e toda a evolução em sua experiência gráfica/cenográfica até chegar ao modelo atual, onde o real e o virtual se fundem.
Nas Olimpíadas do Rio, liderando um grupo de designers defendeu a implantação de um prédio no parque Olímpico para abrigar o grupo Globo. O estúdio e o prédio se integravam a complementos virtuais, relacionados aos acontecimentos do evento num design a favor do Storytelling da transmissão. O estúdio virou cartão postal, em harmonia com a s belas arenas.
Na cobertura da Copa da Rússia em 2018, liderou a criação da “caixa mágica”, projeto de design que “transformava” o estúdio de 20 metros quadrados em uma área espaçosa com 180 graus de visão.Tudo integrado com muita realidade aumentada e realidade virtual. O projeto foi desenvolvido, aliás, como todos os outros, com intensa integração entre todas as áreas de tecnologia e o conteúdo.
Mais recentemente, nos mesmos moldes de ação colaborativa, veio a “caixa mágica 2.0”, evolução da versão russa, que transportou Tóquio para os estúdios Globo.
Com a criação do Centro de Design da Globo, que juntou quase todas as áreas de produção gráficas da Globo, passou a liderar cerca de 300 designers, que buscam, todos os dias, surpreender e encantar nossa audiência. A partir daí passou a participar também das contribuições para o entretenimento, com destaque para o Big Brother, rico em design, inserção virtual e situações engajadoras como a disputa “Tadeu X RoBBB mau” e o Metaverso BBB. Nesse período foram conquistadas várias premiações, também na área de efeitos visuais, destaque para Passaporte para Liberdade e Falas da terra, que se juntaram a vários reconhecimentos internacionais conferidos à turma do Centro de Design.