SET SUL 2015: A Evolução do 4K

Erick Soares (SONY Brasil)

Erick Soares (SONY Brasil)

O mundo broadcast caminha para produções com maior qualidade, por isso, a  palestra do Erick Soares (SONY Brasil), “4K, tecnologias da era além do HD: 4K&IP” trouxe a Curitiba a evolução da resolução e o aumento da taxa de frame e espaço de cor. “Naturalmente são uma combinação de fatores que acabam gerando uma sensação de imersão gerados por uma somatória de fatores”

Ele disse que “com a expansão do uso das novas tecnologias de alta resolução em 4K, novas possibilidades e benefícios são oferecidos para a cadeia de produção. Entre eles, o High Dynamic Range (HDR), um dos recursos e possibilidades amplamente discutido.

“A imersão gera um fenómeno novo, a sensação de janela” criada pelo “High Dynamic Range”. Soares explicou e comentou as diferenças entre os sinais transportados por cabo e por rede porque “com mais e mais cabos, o futuro esta em rede IP para gerar uma simplificação de conectividade com soluções 4K Live Production” com “tecnologias abertas com equipamentos de prateleiras sem ser equipamentos fechados para baixar os custos de implantação de infraestrutura”.

Assim, para complementar o uso e adoção das tecnologias “Além do HD”, disse Soares, “os recursos de infraestrutura e tráfego de sinais de vídeo com uso de redes IP, mas com uma abordagem e foco para a infraestrutura de produção ao vivo, oferecendo benefícios como redução de custos e até mesmo operação remota”.

Ainda, o executivo da Sony Brasil, explicou as possibilidades que se abrem com a utilização de tecnologias de rede IP e como já é possível realizar produções ao vivo com esta tecnologia que “garantem a banda, o sincronismo, e que o sinal trafegue com segurança e qualidade”. Para explicar o tráfego, Soares trabalhou os diferentes protocolos de transporte de vídeo baseados em estruturas IP.

O SET SUL 2015, Seminário de Tecnologia de broadcast e novas mídias Gerenciamento, produção, transmissão e distribuição de conteúdo eletrônico multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, entre outros.

O seminário se realiza nos dias 12 e 13 de Maio de 2015 em Curitiba, Paraná, das 9:00 às 19:00H na Universidade Positivo Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Curitiba – Paraná, e conta com a parceria Institucional: RPC TV/Universidade Positivo.

Confirma a programação completa em:

https://www.set.org.br/eventos_regionais_sul.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, em Curitiba