Controle de Qualidade na Produção

A tarde do segundo dia do SET Sudeste começou com a palestra de Armando Ishimaru (Leader), que apresentou métodos avançados de medição de luz. Para isso, em uma apresentação muito didática analisou a representação da luminância de cores.

Assim, explicou Ishimaru, “em um ambiente de produção é um desafio conciliar as exigências artísticas, técnica e ambientais devido à diferença de linguagem entre elas, Fotografia versus vídeo. A avaliação da qualidade de imagem para os técnicos se faz por meio de ummonitor forma de onda e um monitor de vídeo de referência, enquanto para o pessoal da parte artística a medição de luz do set se realiza por meio do fotômetro. Muitas vezes a avaliação torna-se subjetiva quando esta recai sobre um monitor de vídeo que nem sempre tem grau de referência. Para facilitar a obtenção de resultados precisos e eficientes, a Leader criou ferramentas intuitivas para operadores com formação não técnica que são 5 Barras, CineLite, CineZone e CineSearch, pilares para uma produção perfeita”, disse.

Segundo o executivo, “tudo começa e termina no RGB”, por isso “temos de maximizar os recursos evitando perdas ou custos adicionais na produção e pós produção. Necessitamos maximizar a funcionalidade dos equipamentos obtendo os melhores resultados possíveis e ter a câmera alinhada na sua melhor performance”.

Ishimaru apresentou algumas ferramentas da empresa que fazem medição e controle de qualidade, entre eles, destaque para a CineSearch, um método de ajuste de luminância durante as filmagens que permite “ajustar o nível prefixado de luminância. O nível de luminância pode ser ajustado facilmente usando a função CineSearch para ajudar a operação de captação de vídeo”.

Outro dos produtos apresentados foi o CineLite, que realiza a medição de RGB em percentagem, e consegue distribuir medidas em F-Stop que “asseguram a operação da câmera dentro da faixa dinâmica. Usando este sistema, o valor diferencial de F-Stop para a curva gama pode ser exibida, já que o valor de gama original também é suportado pela solução”.

Finalmente, ishimaru descreveu os erros de Gamut RGB e como estes podem ser solucionados mediante a utilização de uma ferramenta da Leader denominada 5BAR.

O SET Sudeste 2015, Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, se realiza no Auditório da Bolsa do Rio – Centro de Convenções Bolsa do Rio, na Praça XV de Novembro 20, Rio de Janeiro de 24 a 26 de novembro de 2015.

 

Veja a programação completa do SET Sudeste em:

https://www.set.org.br/eventos_regionais_sudeste.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, no Rio de Janeiro