Sistemas de roteamento avançados e fluxos de sinais baseados em IP

A palestra final do SET Norte mostrou mais uma vez que a tendência do mercado broadcast é a migração para o mundo IP

A última palestra da 16º edição do SET Norte 2014 esteve a cargo de Antonio Rosa (Imagine Communication) quem mostrou aos presentes as mudanças tecnológicas para IP e como a Imagine se posiciona frente a esta nova tendência.

“Acreditamos que a tecnologia de software se tornarão realidade nos próximos tempos, por isso devemos mudar para IP, porque a transição está começando a modificar instalações no mundo todo onde os pontos de convergência dependem das necessidades de workflow” disse Rosa.

Para ele, hoje “cada parte da instalação está se movendo para infra-estrutura “COTS (Commercial Off-the-Shelf)”, onde o radiodifusor possa usar equipamentos de diferentes fornecedores diminuindo os custos”.

Assim, frente aos SDW (Software de definição de workflow) a engenharia se torna menos responsável por requerimentos de programação gerando ações mais significativas. “A tendência é migrar para o IP, onde o roteamento será feito totalmente em IP”.

Com esta nova forma de trabalho, é possível “flexibilizar e envolver requerimentos sem re-cabeamento com canais com mercados diferentes sendo exibidos em dias diferentes ou partes do dia. Podemos realizar streaming para as regiões e localidades com custos muito menores. Ainda, ampliar os formatos e workflow de produção utilizando a mesma base de infra-estrutura”, conclui Rosa.

Como outros palestrantes, Rosa disse que o SDI continuará existindo nas emissoras, e que a transição será lenta. “O SDI não esta morto, porque ele atende muito bem e está presente em todas as emissoras. O que vai acontecer é que teremos por um tempo nas emissoras estruturas hibridas onde o SDI e o IP conviverão”.

Com a palestra de Rosa, o SET Norte 2014 se despediu até 2015.

Por Fernando Moura, em Manaus