SET Nordeste 2015: Integração em ambientes virtualizados

Segundo dia do SET Nordeste começa com palestra sobre virtualização

SET Nordeste 2015

“Master Control & Playout Integrados em ambientes virtualizados”, proferida por Felipe Domingues (Imagine Communications), deu o pontapé inicial no segundo dia do SET Nordeste 2015 que se realiza pela primeira vez na capital cearense.

Domingues explicou como a tecnologia pode simplificar a criação e gerenciamento de canais, permitindo que empresas de mídia possam expandir suas marcas e conteúdos com maior rapidez, eficiência e flexibilidade.

Ele explicou como funciona a nova geração de Master Control por meio da solução integrada “Channel in a box”, que permite a migração simples e transparente com o desenvolvimento do Master Control Panel, no qual o software/hardware está inserido no próprio painel.

Este conceito se alavanca na ideia da Imagine de trabalhar com soluções integradas na nuvem com plataformas integradas que permitam flexibilizar a operação,  seja em “clouds” públicas ou privadas mediante a utilização do VersioCloud, outro equipamento da empresa que permite ter diferentes contribuições e distribuições segundo a necessidade do radiodifusor.

“O futuro da indústria será definido pelo software. Nós continuamos desenvolvendo hardware específicos, mas hoje é melhor desenvolver hardware off-the-shelf, e assim desenvolver estruturas de software que permitem não ficar dependente de hardwares proprietários com foco na virtualização e recursos compartilhados”, afirmou Domingues.

O executivo da Imagine disse que o futuro passa por “software I/O que se tornam IP-based, e serviços web que são utilizados para instrumentação e controle que permitirão ter maior flexibilidade e escalabilidade com acesso simples, monitorização e controle, mediante uma configuração simples que pode ser realizada em conjunto com a instalação”.

Domingues afirmou ainda que o futuro passa também por playout na nuvem, isto é, “plataformas virtualizados em ambientes baseados em estruturas IP”.

SET Nordeste 2015

O Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia se realiza de 8 a 10 de Junho no Auditório Central do Centro Universitário Estácio do Ceará, Unidade Moreira Campos, em Fortaleza.

Durante os três dias de Seminário, a SET realizará palestras de tecnologia e demonstrações, esperando-se a presença de mais de 200 profissionais. Durante o evento, como já é costume, a Revista da SET realizará a cobertura do evento levando aos seus leitores todas as informações do seminário que se realiza na capital do Ceará.

Veja a programação do SET Nordeste 2015 

SET Nordeste 2015
Rua Vicente Linhares, nº 308, Aldeota, FORTALEZA – CE
Parceria Institucional: ESTÁCIO DO CEARÁ – ACERT – ASSERPE
Carga Horária: 18 horas – 09:00 às 18:00

Por Fernando Moura, em Fortaleza (CE)