SET e Trinta: Opções de IP via satélite

Thomas Wrede (SES)

Thomas Wrede (SES) contribuiu na manhã com outro olhar sobre as redes IP, desta vez, o conceito do satélite e com o SAT>IP.  A quarta palestra do dia, intitulada, “o IP-LNB e mais além: o crescente universo de SAT> IP” mostrou como o satélite pode ser uma opção de redes IP.

Como noticiado pela Revista da SET nas edições seguintes a realização do IBC 2014 em Amsterdã, o SAT>IP permite, a través do set-top box da DTH rotear o sinal para os mais vários devices que existam em casa e fazer que a caixa sirva não só como decodificador, mas também como router.

Wrede ainda mostrou alguns casos reais de implementações que já estão acontecendo na Europa, e abordou o que será a segunda geração do padrão para a distribuição de satélite in-home no coax-cable, conhecido como CENELC EN 50607.

A implantação do protocolo de telecomunicações SAT>IP, um desenvolvimento de SES, mediante o qual o sinal proveniente do satélite é transformado em um sinal IP no ponto de recepção graças a um pequeno servidor que pode ficar localizado na própria antena ou na casa do usuário, sem ter de realizar instalações complexas nem gerar custos adicionais.

Wrede explicou que esta tecnologia apresentada originalmente em 2012, permite oferecer conteúdo via satélite de alta qualidade em todas as telas da casa de uma forma mais eficiente com a utilização de um roteador que permite que vários usuários desfrutem dos conteúdos chegados via DTH a residência em diferentes dispositivos IP espalhados pela casa, sejam smartphones, tablets ou laptops.

Acompanhe a cobertura completa do SET e Trinta, o seminário exclusivo da SET que reúne opinião de leaders, profissionais e empresas para discutir as principais novidades em tecnologia de broadcasting e novas mídias durante o NABShow, em Las Vegas, Nevada, nos Estados Unidos.

Este ano, o evento acontece entre os dias 13, 14 e 15 de abril, nas salas N116, N117 e N118 do pavilhão de exposições. As atividades começam sempre às 7 da manhã e terminam por volta das 9 horas, quando a feira americana começa.

Confira o cronograma completo em:
https://www.set.org.br/eventos_nab_programacao.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, em Las Vegas