SET e TRINTA: Inovações para transmissão por streaming

Desafio das emissoras passa pela entrega de sinal ao vivo e de alta qualidade por meio de uplinks 

Frugis

A manhã do último dia da 25ª edição do SET e TRINTA começou com uma interessante palestra sobre as “Recentes Inovações Tecnológicas na Transmissão e Distribuição de Vídeo sobre IP”, proferida por Claudio Frugis, Diretor de Vendas da TVU Networks para a América do Sul.

Em sua fala, o expositor argumentou que as estações de televisão estão começando a sofrer uma mudança fundamental das operações tradicionais SDI para as redes e as infraestruturas baseadas em IP. Esta mudança afeta muitos aspectos das operações de uma estação, incluindo a transmissão de vídeo ao vivo em externa para um centro de operações de notícias e distribuição para outros destinos.

Frugis afirmou que, no mundo de hoje, as tecnologias permitem transmissões via rede celular e, com isso, o desafio da entrega de uma transmissão ao vivo de alta qualidade, com bom desempenho, é muito grande. Neste contexto, os transmissores de uplink 3G / 4G / LTE e SNG se tornaram uma importante ferramenta de uma emissora.

O executivo da TVU lembrou, ainda, que, quando estes transmissores foram lançados, as emissoras tiveram que equilibrar a utilização da transmissão de sinal ao vivo de qualquer lugar a qualquer hora com rede celular. Nesse momento foi desafiador, mas tiveram de entender que poderiam afetar a qualidade da imagem.

Com os avanços contínuos em redes LTE, sistemas de uplink móveis se beneficiaram, porém, a largura de banda é apenas uma parte da história, na opinião de Frugis, porque “dependemos das redes, mas cada vez mais as tecnologias permitem transmissões estáveis”.

O executivo apresentou o TVU Mlink, uma nova classe de UMJ compacta, de alta mobilidade, baixo custo, baixa manutenção e conectividade 3G/4G LTE ou IP terrestre, assumindo “que este tipo de solução além de baixo custo de construção tem um baixinho (sic) custo de operação”.

Frugis também anunciou o lançamento do TVU RPS, uma unidade de produção remota com até 4 câmeras, além de 2 câmeras remotas, IFB, metadata/Control, baixo número de equipamentos e baixo custo operacional.

 

Acompanhe todas as palestras na Revista da SET.

Veja mais na edição especial da Revista da SET de Abril de 2016

 

Transmissão ao vivo desde a NAB 2016

A Revista da SET acompanhando as tendências tecnológicas inovadoras, irá utilizar o aplicativo Periscope, que possibilita transmissão de áudio e vídeo em tempo real, em sua cobertura no Congresso da NAB e NabShow diretamente de Las Vegas nos Estados Unidos.

Para poder acompanhar as transmissões o interessado deverá adquirir gratuitamente o aplicativo em sua loja IOS ou GooglePlay.

Outra forma de acompanhar é seguir a conta do Twitter da revista: @Revistadaset, pois assim a cada início de transmissão uma notificação será enviada para o usuário.

Serviço
Evento: SET e Trinta/SET Breakfast @ NABShow
Datas: 18, 19 e 20 de abril
Horários: 6h30 às 9h40
Local: Sala N116, Pavilhão Norte

Por Fernando Moura e Francisco Machado Filho em Las Vegas. Edição em São Paulo, Gabriel Cortez