Nuvem Privada, pública ou híbrida

A segunda palestra do dia, dirigida por Daniela Souza (AD Digital), mudou o eixo das discussões de trabalho. Em “Nuvem Privada, Pública ou Híbrida: do Storage Local a Nuvem”, Daniela falou sobre novas tendências tecnológicas e de consumo.

SET Centro-Oeste 2015A palestra começou com uma breve explicação sobre a história recente do custo do armazenamento que, desde 1980 até os dias de hoje, vem caindo paulatinamente. Ainda afirmou que o consumo de conteúdo está mudando para um “novo padrão, mudando as formas de consumo para formas de consumo audiovisuais não lineares”, e outras “formas de consumo e de relacionamento para os nativos digitais”.

Daniela disse que o mercado está em transformação com a chegada de novos competidores, com uma redução de Opex; com aceleração da indústria para a adoção do 4K; e, entre outros, a entrega de conteúdo em múltiplas telas em diversos formatos que gerou a necessidade de ter processos de automação inteligentes.

“As empresas foram trabalhando para a arquitetura tapless, mas não se prepararam para as mudanças atuais”, o que, segundo ela, geraram problemas de armazenamento e de gestão da informação.

Ela disse que à medida que os arquivos vão ficando inativos e envelhecem o que se observa com frequência é que os recursos tradicionais de armazenamento, as tecnologias ultrapassadas não gerenciáveis ou não compatíveis entre si, ou ainda a utilização de equipamentos de alta tecnologia (e alto custo!) para o armazenamento indiscriminado de todos os níveis de arquivos, não apresentam a melhor relação custo benefício, sobretudo diante da explosão do conteúdo audiovisual.

Ainda trabalhou os conceitos de virtualização, ‘tierização’- também conhecido como armazenamento em camadas que trazem um novo nível de armazenamento para um novo estágio no ciclo de vida dos arquivos. Um sistema de armazenamento tierizado é um ambiente de storage que consiste em dois ou mais tipos de mídia de armazenamento de dados unificados em camadas dentro de um mesmo ambiente gerenciado, que se diferenciam por performance, capacidade, preço e função dentro do storage.

SET CENTRO-OESTE 2015, Seminário de Tecnologia de Broadcast e Novas Mídias Gerenciamento, Produção, Transmissão e Distribuição de Conteúdo Eletrônico Multimídia, terá importantes palestras, com destaque para o desligamento da TV Analógica, migração das AMs para a faixa FM, 4K, infraestruturas IP e interiorização da TV Digital, serviços satelitais, normas e regulações, entre outros. O encontro se realiza nos dias 6 e 7 de Outubro de 2015 em Brasília, Distrito Federal.

O seminário acontece das 9h às 17h no Centro de Convenções Brasil 21 – SHS Quadra 6, Bloco D – Asa Sul 70316-000  Brasília – DF – Brasil, e é realizado pela SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão) com parceria institucional da ABERT e da EBC.

Confira a programação completa em:
https://www.set.org.br/eventos_regionais_centrooeste.asp?ano=2015

Por Fernando Moura, em Brasília

Post Tags: