Hispamar implanta primeiros 50 pontos Wi-Fi via satélite no Brasil

Empresa espanhola  fechou com a EasyTV a primeira fase de implantação para ampliar o acesso à internet no país através da plataforma Express Wi-Fi do Facebook Connectivity e com a cobertura em banda Ka do satélite Amazonas 5

A Hispamar, filial brasileira da operadora espanhola de satélites de telecomunicações Hispasat, e a EasyTV, fornecedora de soluções inovadoras em entretenimento e conteúdo digital, vão disponibilizar acesso à internet a cidades brasileiras localizadas em regiões carentes de conectividade, informou a multinacional em comunicado. A primeira fase do projeto incluiu a instalação de 50 pontos Wi-Fi via satélite no Brasil, gerenciados pela plataforma Express Wi-Fi do Facebook Connectivity. Utilizando a cobertura em banda Ka do satélite Amazonas 5 da Hispamar, a Easy TV poderá oferecer acesso à internet de alta velocidade de forma prática e confiável.

A EasyTV é a primeira empresa com a qual a Hispamar se associou para fornecer serviços de conectividade através da plataforma Express Wi-Fi. Os pontos Wi-Fi via satélite instalados pela operadora e a EasyTV estão localizados em comunidades remotas do estado do Maranhão, onde a conectividade é uma necessidade urgente devido à ausência ou precariedade da infraestrutura de telecomunicações.

A segunda etapa do projeto está em andamento, informou a Hispamar. Nela serão instalados outros 50 pontos de conectividade satelital em diferentes cidades do interior do norte e nordeste do Brasi nos próximos meses, e esperam aumentar esse número significativamente antes do final do ano.

Além disso, a operadora está buscando novos parceiros para implantar esta rede em outras regiões onde a contribuição do satélite seja necessária para facilitar o acesso à Internet. O objetivo final é estender a cobertura da Hispamar no Brasil a um total de até 3.000 pontos WiFi gerenciados através da plataforma Express WiFi.

Modelo de negócio colaborativo para ampliar a conectividade

Além de fornecer a capacidade espacial, o modelo de negócios acordado implica o fornecimento dos equipamentos por parte da operadora – incluindo a plataforma Express WiFi como interface de acesso para os usuários – reduzindo assim uma barreira de entrada para a comercialização dos serviços de internet em áreas remotas do país. Por sua vez, a EasyTV é a responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos, assim como a venda de pacotes de acesso dos pontos Wi-Fi através de revendedores locais que comercializam o serviço e dão suporte ao consumidor final.

Sérgio Chaves, diretor de negócios para a América do Sul da Hispamar, afirmou que “o satélite é a tecnologia mais adequada para ampliar a conectividade em áreas remotas ou pouco povoadas, já que a sua cobertura é universal e sua implantação muito rápida. O Amazonas 5 é um satélite de última geração e alto desempenho em banda Ka, ideal para a prestação de serviços de banda larga de qualidade no Brasil e, graças a nossa parceria com o Facebook, podemos oferecer uma solução simples e completa de acesso à Internet, tanto para distribuidores quanto para usuários finais”, concluiu Chaves.

Por meio da plataforma Express Wi-Fi, a Hispamar e a EasyTV levam conectividade satelital aos moradores dessas localidades de uma maneira bastante simples. O usuário final pode acessar a internet sem a necessidade de realizar qualquer instalação ou outro procedimento além da compra de um voucher pré-pago. Esses vouchers incluem diferentes ofertas de tempo e volume de dados a preços bastante acessíveis. Após a compra do voucher em um dos revendedores locais da EasyTV, o usuário só precisa conectar seu dispositivo à rede Wi-Fi da empresa e inserir o seu código de acesso para navegar na internet. Esse sistema permite que os usuários ajustem seu consumo às suas necessidades e finanças, sem ter que se comprometer com um pagamento mensal fixo.

A banda Ka

O Amazonas 5, que fornecerá a capacidade espacial necessária para este projeto, conta com a nova tecnologia HTS (High Throughput Satellite), o que segundo Chaves, facilita a implantação massiva de serviços de conectividade a um custo reduzido na América Latina. No caso do Brasil, o satélite oferece cobertura em banda Ka HTS para mais de 75% da população brasileira e é operado a partir do Teleporto da Hispamar, em Caxias do Sul (Rio Grande do Sul).