Vizrt compra NewTek

Empresa nórdica torna-se um dos grandes players do mercado e foca em sistemas de produção em tempo real baseados em software aproveitando a expertise de ambas companhias

Dias antes da NAB 2019, a Vizrt anunciou a aquisição da NewTek, o que causou certo reboliço nos primeiros dias da feira. Em coletiva de imprensa, a norueguesa afirmou que as empresas combinaram estratégias para acelerar a inovação e promover uma visão compartilhada para criação, produção e distribuição de vídeo, aproveitando-se da trajetória e público de ambas.
O anúncio foi importante porque a aquisição criou a maior empresa no espaço de transmissão do setor que trabalha em produção de vídeo baseada em TI. “O objetivo é possibilitar que as pessoas contêm sua história usando vídeo, seja uma criança em uma sala de aula ou uma emissora de nível”, afirmou a empresa durante a feira.
As empresas combinadas surgem como “uma força motriz na transição para o vídeo IP para produção ao vivo com NDI e SMPTE 2110, cada uma atendendo a diferentes necessidades”. A empresa fornecerá fluxos de trabalho flexíveis, de ponta a ponta, para todos os níveis de produção e produtos e serviços baseados em software para mídia, esportes, entretenimento, educação, empresa e eSports.
“A combinação de nossas organizações nos permite buscar uma visão conjunta de produção de vídeo baseada em software, alavancando o poder e a flexibilidade da computação e de sistemas baseados em TI”, disse Michael Hallén, CEO da Vizrt. “O negócio combinado estará muito bem posicionado para fornecer sistemas prontos para uso que dão poder criativo a qualquer organização que tenha ambições de produzir conteúdo para qualquer plataforma de produção.”
Andrew Cross, presidente e CTO da NewTek, afirmou que “aproveitando a tecnologia computacional de software e de rede podemos tornar o vídeo mais acessível. Esta foi a missão da NewTek. Essas mudanças revolucionaram a forma como as histórias são contadas em todo o mundo, permitindo que qualquer pessoa crie e comparti-lhe um conteúdo. As ferramentas de nossas duas empresas alimentaram a revolução do vídeo — desde crianças em salas de aula, jogos, e shows na Web até os níveis mais altos de transmissão, notícias e esportes. A empresa combinada representa uma das mudanças mais perturbadoras do vídeo. Em décadas, no entanto, a meta permanece a mesma — construir um novo mundo de tecnologia de vídeo baseada em TI para aumentar o alcance e o impacto de qualquer pessoa com uma história para compartilhar”.
Michael Hallén, atual presidente e CEO da Vizrt, lidera desde abril o negócio, e Andrew Cross, o até então presidente e CTO da NewTek, assumiu o cargo de presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa.