NAB 2018 no desafio da convergência

Maior feira de tecnologia do mundo continua apostando no “The M.E.T. Effect (Media, Entertainment, Technology)”, muito mais que um novo conceito. Uma adaptação aos tempos

por Fernando Moura

A National Association Broadcast (NAB) dos Estados Unidos, anuncia o NABshow 2018 como “o mais importante evento para o setor de mídia, entretenimento e tecnologia do mundo”, apresentando “inovação e soluções poderosas para profissionais que procuram criar, gerenciar, entregar e gerar receita de conteúdo em qualquer plataforma”, o que marcar uma guinada nos temos.
“O M.E.T. Effect” mostrou na edição 2017 que a convergência chegou e se instalou com workflows 4K e 8K, soluções IP, virtualização e distribuição de conteúdos, e que o mercado audiovisual se encaminha para a convergência entre o Broadcast e o Broadband em um caminho que os principais players do mercado consideram inevitável.
A NAB 2017 expressou claramente que convergência é cada vez mais clara e a luta pela qualidade cada vez esta mais acirrada com workflows completos em 4K, e cada vez mais equipamentos em 8K, mas também com o IP, a virtualização e distribuição de conteúdos direcionados a sistemas integrados e compartilhados.
A Edição 2018 tentará aumentar o número de 1.806 empresas expositoras que se distribuíram nos 1.091.792 metros quadrados de exposição nos quatro pavilhões do Las Vegas Convention Center, um dos maiores centros de este tipo do mundo . E superar os 103443 visitantes chegados de 161 países, porque como expressa a organização do evento, “da criação ao consumo em múltiplas plataformas e inúmeras nacionalidades, o NAB Show é o lugar onde os visionários globais se reúnem para trazer o conteúdo de forma nova e emocionante”.