Rádio Itatiaia migra seu workflow para AES67 com soluções Lawo

Emissora mineira atualizou o seu sistema de roteamento head-end para integrar a sua sede de Belo Horizonte com as mais de 50 afiliadas da rede no Estado de Minas Gerais

Operador da emissora trabalhando no software de controle e operação VisTool da Lawo / Foto: Divulgação

A principal emissora de rádio de Minas Gerais instalou um novo sistema de roteamento para alternar, processar e distribuir a programação de sua sede na capital do Estado, Belo Horizonte. O projeto da Rádio Itatiaia integra uma combinação de soluções de software e hardware da Lawo que suporta o padrão de interoperabilidade de áudio sobre IP AES67, e integra perfeitamente os diferentes equipamentos utilizados nas 52 estações da emissora.

Executivos da Itatiaia perceberam a necessidade de atualização de seus sistemas quando o roteador que utilizavam se tornou obsoleto, pois já não permitia a interoperabilidade entre os dispositivos digitais e equipamento de áudio em rede utilizado no dia a dia. A Lawo foi a escolhida não apenas para atualizar o sistema atual, senão também para antecipar necessidades tecnológicas futuras.

O vice-presidente da Rádio Itatiaia, Cláudio Carneiro, explica que a empresa que forneceu os  consoles de mixagem para a emissora não tem hardware de roteamento dedicado ou um sistema de integração para isso. “A Lawo tem maior experiência e know-how com matrizes de roteamento dedicadas. Olhamos para outros fornecedores, mas os sistemas da Lawo eram mais maduros e estavam prontos para nos servir”, diz ele.

Por este motivo, durante o processo de licitação que começou em 2018, os técnicos da Rádio Itatiaia forneceram à Lawo uma lista de equipamentos e soluções que consideravam essenciais. Solicitaram compatibilidade das soluções com o padrão AES67, interligação e interoperabilidade entre os padrões RAVENNA, WheatNet, Dante, AES/EBU e os equipamentos analógicos, o que resultou relativamente simples para a empresa, pois todos os equipamentos de rádio da Lawo são AES67 nativos e compatíveis com os padrões ST2110-30, para operação com equipamento de TV.

Projeto de Engenharia
O sistema implantado pelo parceiro brasileiro da Lawo, Carlos Ávila Pereira, consiste em um núcleo de roteamento redundante que utiliza as soluções Lawo Power Core e Nova17 que pode ser controlado por qualquer painel físico KSC ou PCs com tela táctil, mediante a incorporação do software de controle gráfico VisTool Unlimited. O painel de controle intuitivo ajuda a garantir as mudanças de roteamento de sinal, para que a solução Matrix permita o monitoramento personalizado e a ativação por touchscreen.

Locutor da Rádio Itatiaia no estúdio da emissora / Foto: Divulgação

A tela principal do Matrix, com 4 fluxos possíveis, fornece acesso instantâneo a todas as fontes e destinos do ecossistema da rede Itatiaia, com opções de roteamento de sinal mono ou estéreo quando necessário. O Matrix permite o controle de cada fluxo individualmente por meio de faders virtuais, cada um deles acompanhado por um de PPM e Correlation Meter. Os botões de destino apresentam submenus pop-up com várias fontes matriciais.  A tela é complementada por um painel de seleção KSC14P2 para entradas (imputs) monitoradas com frequência. Ainda conta com detecção de silêncio para cada destino.

Carneiro conta que esta foi a primeira experiência da Rádio Itatiaia com a Lawo. “Estamos muito satisfeitos com a escolha. Podemos expandir a I/O conforme necessário. Temos recursos de processamento de sinal de áudio DSP sob demanda, faders virtuais, sinalização de falhas e automação de tarefas – tudo o que esperávamos de uma instalação preparada para o futuro”.

Independência e autonomia

Equipe da Lawo que implementou o projeto na emissora mineira/ Foto: Divulgação

Carlos Ávila Pereira afirma que o principal objetivo da Itatiaia era ser totalmente independente e não estar presa a um único fabricante ou sistema. “Como a maioria dos fabricantes fala do AES67, a Itatiaia agora tem a capacidade exclusiva de usar a rede de console e a rede de roteamento Lawo como backups uns dos outros em caso de emergência técnica”.

Carneiro diz que foram vários os fatores que tornaram único o projeto desenvolvido pela Lawo. “A capacidade de integrar as nossas mesas de mixagem AoIP existentes e os dispositivos Dante usando Ravenna com AES67 é uma ação sem precedentes. Outras coisas que nos conquistaram foram a capacidade de operar o sistema usando telas touchscreens e painéis dedicados e, claro, a redundância completa, que vai das unidades Power Core às Masterboards de cada Dallis, suas fontes de alimentação”.

O VP da Rádio Itatiaia afirmou, ainda, que “a matriz da Lawo tem uma enorme flexibilidade e recursos adequados para diferentes tipos de trabalho. O software de controle e operação VisTool é extremamente modular e configurável de acordo com as necessidades do cliente. Com isso, foi possível desenvolver um sistema muito flexível que pode ser moldado exatamente para as nossas necessidades técnicas e operacionais”.

Carneiro elogiou a equipe envolvida no projeto pelo “enorme compromisso”. “Eles inovaram, o que tornou o projeto ainda mais desafiador para os engenheiros da Lawo e para nós da Rádio Itatiaia. Tudo foi cuidadosamente pensado para garantir a melhor qualidade possível e tornar a operação de nossas estações mais precisa, minimizando radicalmente os erros de operação. A personalização do software de controle do sistema foi ainda melhor do que esperávamos, e a ferramenta  VisTool também permite que fiquemos tecnologicamente atualizados”, finalizou o executivo.