NAB 2018: EVS incorpora Inteligência Artificial no Xeebra 2.0

Sistema de arbitragem de vídeo atualizado usa a nova plataforma modular da EVS para permitir uma operação mais rápida e fácil do usuário

EVS apresentará na NAB 2018 a nova versão da solução, Xeebra, uma solução que tem provocado muitas mudanças nos esportes. O Xeebra 2.0 oferece novos recursos como calibração de campo baseada em Inteligência artificial (IA), suporte de áudio para exportação e suporte ao protocolo da International Football Association Board (IFAB) para uso do Video Assistant Referee (VAR).

O Xeebra 2.0 conta com uma nova plataforma de tecnologia modular que foi construída sobre um conjunto de serviços que são ativados por novos mecanismos de inteligência artificial baseados no aprendizado de máquina (machine learning).

A tecnologia implementada no Xeebra 2.0 calibra automaticamente o campo de jogo – algo que consome tempo e está sujeito a erros se não for feito com cuidado, afirmam os desenvolvedores da EVS consultados pela reportagem da Revista da SET. “A calibração baseada em IA no Xeebra 2.0 não requer nenhuma configuração pré-jogo ou a implantação de sensores ou câmeras adicionais. Usa apenas as imagens dos feeds da câmera de transmissão captados ao vivo. Como resultado, os operadores não precisam se incomodar com o processo de calibração e podem se sentir confiantes de que os gráficos sobrepostos no campo são feitos com o mais alto nível de precisão”, afirmam.

Outra das novidades é a possibilidade de inserir e exportar áudio de jogos, bem como colocar funcionalidades personalizáveis, no BEPlay, o controlador da solução da EVS. Assim, “construído com base na tecnologia de replay da EVS, a Xeebra permite que autoridades esportivas e analistas no ar reproduzam qualquer número de ângulos de câmera ao vivo para revisão”.

Por Fernando Moura