Globo utiliza IA da Nvidia em cenários virtuais

Versátil e gerando diversas possibilidades de personalização para cenários virtuais, o Virtualcast também tem a capacidade de integrar as ações de todos os participantes em tempo real

Durante a pandemia de Covid-19, a Globo, com a ajuda de tecnologia da NVidia Enterprise, desenvolveu um sistema de cenografia virtual com a qualidade visual de fotorrealismo que tem a capacidade de integração entre os participantes no formato remoto e a possibilidade de personalizar o cenário de acordo com cada programa, afirma a NVidia em comunicado.

Nomeado de Virtualcast, este projeto teve como ponto de partida o torneio “Futebol de Casa”, transmitido pelo canal SporTV. O conteúdo consistia em partidas de futebol virtual disputadas por jogadores profissionais de clubes brasileiros, com narração de Everaldo Marques, um dos narradores da emissora. Com os gráficos em qualidade visual realista, o sistema fez integração dos jogos eletrônicos para o recebimento, a visualização e a análise de dados e estatísticas das partidas em tempo real. A solução ficou no ar por duas semanas consecutivas, sendo a estreia no dia 23 de maio de 2020. Para alcançar esse resultado, foi necessário o uso de plataformas de inteligência artificial e de criação em 3D em tempo real, como Unreal Engine, e das GPUs NVIDIA Quadro P6000, NVIDIA Quadro K6000, e NVIDIA RTX 6000.

O sistema desenvolvido auxiliou na criação de interações mais orgânicas e naturais nos programas (mesmo com a quarentena em vigor) e eliminou a necessidade de pós-produção, uma vez que o resultado do programa (ou quadro) já está pronto em tempo real. Além de reduzir os esforços das equipes envolvidas na produção – gerando mais tempo disponível para realizar outras ações ou atividades no programa (ou quadro).

“O uso dessa tecnologia nos permitiu produzir conteúdo explorando uma linguagem inovadora. Além disso, pudemos simplificar os processos e trazer resultados cheios de efeitos gráficos e informação Near Live ou mesmo ao vivo. Até a forma de desenvolver o projeto foi muito especial, pois envolveu diversas áreas da empresa trabalhando remota e colaborativamente com respostas rápidas sem precedentes”, explicou Paulo Henrique Castro, diretor do Mediatech Lab da Globo.

“Estamos muito felizes de fazer parte dessa jornada de inovação com a Globo, auxiliando a gerar uma maior produtividade com mais qualidade em conteúdo informativos e de entretenimento na mídia. A pandemia atual apenas acelerou um processo de transformação digital que já estava em andamento”, disse Marcio Aguiar, diretor de NVIDIA Enterprise para América Latina.

Por Fernando Moura, em São Paulo