Blackmagic URSA Mini Pro 12K utilizada em comercial japonês

Colorização foi feita no DaVinci Resolve Studio, e o meu objetivo era obter uma sensação de calor escaldante do deserto

Blackmagic Design anunciou que o mais recente comercial da rede de beleza, Esthetic TBC foi gravado com a Blackmagic URSA Mini Pro 12K, foi inteiramente gravado usando uma tela azul. O comercial, dirigido por Eiji Tanikawa, presidente e diretor da produtora TOKYO,  mostra uma modelo correndo em câmera lenta em direção à linha de chegada em um deserto.

“Eu queria ter ido à uma locação, mas desisti devido à situação com a COVID-19. Então, decidi gravar em um estúdio e fazer a composição do fundo na pós-produção. Eu queria criar a atmosfera de um deserto ensolarado para expressar a sede de beleza das mulheres, com a modelo as representando”, disse Tanikawa.

Tanikawa explicou o motivo pelo qual escolheu a Blackmagic URSA Mini Pro 12K para o comercial: “Eu uso câmeras Blackmagic há muito tempo e sempre que uma nova aparece eu quero trabalhar com ela. Este foi o momento perfeito para eu trabalhar neste projeto, já que a nova câmera 12K tinha acabado de ser lançada. Além disso, esta câmera é capaz de gravar em alta velocidade, o que era muito importante neste projeto. Quanto mais frames, melhor. Mas o orçamento era pequeno para alugar uma câmera convencional de alta velocidade. Com a URSA Mini Pro 12K, consegui gravar 240 fps em 4K e mantive meu orçamento sob controle.”

“Por ser uma câmera 12K, tive que ser mais cuidadoso para escolher o tipo de lente que usaria. Mas no final, fiquei satisfeito com a imagem que foi captada. A usabilidade da câmera também é boa, já que é semelhante à das outras câmeras Blackmagic que já usei”, disse Sato.

“É muito difícil achar uma câmera que consiga fazer mais do que 120 fps em 4K. A URSA Mini Pro 12K é a câmera ideal para muitos cinegrafistas. Ela desempenhará um papel ativo em situações onde é necessário filmar em alta velocidade. Normalmente, se eu quero filmar em alta velocidade, como em videoclipes, e não tenho orçamento suficiente, as minhas opções são limitadas. Esta câmera, no entanto, amplia os limites de criatividade para aqueles que tem problemas de baixo orçamento”, continuou.

“Por se tratar de um comercial para uma empresa de rede de salões de beleza, era fundamental expressar a verdadeira beleza. Acredito que tenha conseguido capturar a essência da arte da nossa modelo com esta câmera. Ela ficou perfeita, e seu corpo tonificado era quase uma escultura de gesso no filme”, completou.

Tanikawa fez a edição offline deste projeto e disse que as imagens da câmera eram fáceis de ser manipuladas. “Este comercial foi filmado inteiramente com tela azul e o chaveamento foi bem fácil e limpo. Eu podia facilmente prever qual seria o resultado final, mesmo durante a edição offline. A colorização foi feita no DaVinci Resolve Studio, e o meu objetivo era obter uma sensação de calor escaldante do deserto. Eu podia criar cores exclusivas sem estragar a maquiagem e a iluminação captadas na filmagem.”

 

Fernando Moura, em São Paulo