TREINAMENTO CONTINUADO É GARANTIA DE SUCESSO

COMENTANDO
TREINAMENTO CONTINUADO É GARANTIA DE SUCESSO
Por Nelson Faria Junior*

Entre as diversas alterações que estão ocorrendo no cenário das organizações, muitas, indubitavelmente, estão atreladas ao crescente desenvolvimento da tecnologia e o ano de 2006 mostrou que a produção para televisão foi uma das áreas mais impactadas pela evolução tecnológica.
A tecnologia na área de produção é um processo a partir do qual o uso mais adequado das ferramentas e dos equipamentos disponíveis levam ao atendimento do desejo imediato do telespectador. E aí, nem sempre o mais caro é o melhor. Em 2006 a alta-definição se tornou uma realidade na produção, com acessibilidade crescente de seus custos. Tecnologia de baixo custo, como o HDV, corretamente utilizada, pode fornecer produções de qualidade para a linguagem artística demandada.
O início da transmissão digital no Brasil, neste ano de 2007, certamente trará oportunidades ímpares para os técnicos de Broadcasting, principalmente os que trabalham na área de produção.
Os equipamentos de captação, pós-produção, efeitos visuais, através da integração na operação em rede, possibilitarão maior qualidade e produtividade, mas exigirão também melhor qualificação de seus operadores. A contribuição artística desses operadores poderá ser um fator de diferenciação entre as emissoras e produtoras. É necessário também disseminar o conhecimento aos demais profissionais que serão diretamente impactados por esta nova tecnologia, como diretores, fotógrafos, operadores de vídeo, operadores de câmera, cenógrafos, figurinistas e maquiadores.
Para isso, é necessário o treinamento continuado, que exige, do treinando, desprendimento, humildade e disposição e, da parte das empresas, uma percepção de que treinamento também é investimento.

*Diretor de Engenharia de Produção da TV Globo

Revista da SET – ANO XXI – N.90 – 2007