Canais, produtoras e governo são ecossistema para produção de conteúdo

Em um tempo no qual os produtos audiovisuais devem estar disponíveis em multiplataforma, as parcerias entre os canais de TV, produtoras e ANCINE são cruciais para o sucesso.

Esse foi o tema explorado por representantes da Record, da FOX América Latina, da produtora Mixer Films e da agência do governo.  Marcelo Caetano, diretor nacional de Programação da Record avalia que “as grandes companhias de entretenimento buscam produtos de grande engajamento. E as leis de incentivo permitem que busquemos esses sucessos de forma mais rápida, ou com mais habilidade. Há 15, 20 anos atrás seria muito mais difícil”. O executivo elogia o funcionamento das leis de incentivo e outros mecanismos de financiamento de produção. “Acontece uma retroalimentação de capital, o que é muito positivo”.

“Temos 11 canais no Brasil, distribuídos pelo setup box, e acreditamos muito em produções originais. Mas não criamos nada sozinhos. Trabalhamos com produtoras e financiamos as produções por meio de dinheiro incentivado, cofinanciamento e recursos próprios”, resume Jérome Merle, vice-presidente de Gerência de Produção da FOX Latam resume.

A importância da ANCINE foi ressaltada também por Eliane Ferreira, diretora de Conteúdo e Negócios da Mixer Films. “Temos cinco núcleos de roteiro, fixos, para atender o que o mercado está pedindo. Podemos dizer que 90% de tudo que a gente faz é atrelado à Ancine. Utilizamos todas as leis que estão disponíveis”.

O painel recebeu o chefe do escritório regional da agência em São Paulo, Carlos Ramos, que apresentou diversas modalidades de financiamento de obras audiovisuais.